“Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor”. Oséias 6:3a |
Por Hermes C. Fernandes
Conhecer
a Deus. Haveria desafio maior ao homem do que este? Como nós, pobres mortais,
poderíamos conhecer o Incognoscível? Como poderíamos perscrutar a Fonte de
todos os Mistérios? Diante de tão nobre
desafio, seríamos tomados pelo mesmo sentimento que houve em Paulo, ao
declarar:
“Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria como do conhecimento de
Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus
caminhos! Quem compreendeu a mente do Senhor?”
Romanos
11:33-34a
Nossa mente carnal jamais conseguiria
compreender a grandiosidade do Ser Divino. Seria como querer que o oceano fosse
encerrado em um copo d’água. Entretanto, Deus deseja fazer-Se conhecido. E é
pelo Seu Espírito que nossas mentes são renovadas, tornando-se aptas a
compreender a revelação de Sua Pessoa.
O nome revela a identidade daquele que desejamos conhecer. O nome é o ponto de partida. Jamais poderíamos conhecer alguém de quem não soubéssemos o nome.
Ora,
se Deus é um só, Ele tem apenas um Nome. Qual é o Nome de Deus?
A
palavra “Deus” não é um nome, e sim uma designação. Na língua hebraica, essa
designação é “Elohim” (plural), “Eloha” (singular), ou apenas “El”,
e expressa a idéia de Alguém poderoso, que possui extensa esfera de
controle, e força ilimitada. Descreve Deus como o Poder Dominante por trás de
tudo, e que transcende[1]
as coisas criadas.
O nome “Elohim” (Pleno de Poder), que aparece mais de 2.500 vezes nas Escrituras, tem intrigado a muitos, por tratar-se de um plural. Afinal, se Deus é Uno, não Lhe cabe uma designação plural. Muitos teólogos concordam que o plural “Elohim” sugere, de maneira velada, a existência da Trindade.[2] Outros preferem crer que seja um plural majestático, como aqueles usados no tratamento de autoridades (Vossa Excelência, Vossa Majestade, etc.). A prova de que se trata de uma única divindade, e não de uzm panteão, é que o primeiro texto hebraico que menciona Elohim (Gn.1:1), o verbo está no singular, e não no plural. Ali lemos: “No princípio criou Deus (Elohim) os céus e a terra”, em vez de “No princípio criaram os deuses o céu e a terra”. De acordo com essa linha interpretativa, “Elohim” tem como objetivo destacar a majestade divina, e Seu poder sem igual.
O prefixo El é usado em vários outros nomes divinos além de Elohim, ou como preferem algumas fontes rabínicas, El-Ohim. Abaixo listamos alguns deles e seus respectivos significados:
- El-Ohim –
“Pleno de Poder” (Gn.1:1)
- El-Elyon – “Deus
Altíssimo” (Gn.14:18-20)
- El-Roi – “Deus que vê”
(Gn.16:13)
- El-Shaddai
- “Deus Auto-suficiente” ou ainda “Todo-Poderoso” (Gn.17:1)
- El-Olam
– “Deus Eterno” (Gn.21:33)
- El-Elohe-Ysrael
– “Deus é Deus de Israel”(Gn.32:20)
- El-Kanna – “Deus Zeloso” (Ex.20:5)
- El-Rehum – “Deus da
Compaixão” (Dt.4:31)
- El-Hai – “Deus Vivo”
(Js.3:10)
- El-Hannun
– “Deus Gracioso” (Nee.9:31)
- El-Nose – “Deus do Perdão”
(Sl.99:8)
- Elohim-Tsabaoth – “Deus dos Exércitos” (Jr.11:20)
Além
desses nomes, encontramos também “Adon”(singular) e “Adonai”(plural),
que quer dizer “Senhor”; e a partir da Nova Aliança, Ele também é chamado de “Abba”,
palavra de origem aramaica que quer dizer “paizinho” (Rm.8:15).
Todos esses são títulos, designações, mas não nomes próprios. Foi a Moisés quem Deus, pela primeira vez, revelou Seu santo Nome. Ao ser comissionado por Deus para tirar o povo de Israel da escravidão egípcia, Moisés Lhe perguntou:
Todos esses são títulos, designações, mas não nomes próprios. Foi a Moisés quem Deus, pela primeira vez, revelou Seu santo Nome. Ao ser comissionado por Deus para tirar o povo de Israel da escravidão egípcia, Moisés Lhe perguntou:
“Quando
eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a
vós; e me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? Disse Deus a Moisés: Eu sou o que sou. Disse mais: Assim
dirás aos filhos de Israel: Eu sou
me enviou a vós”.
Êxodo 3:13-14
O nome completo do Deus Criador de
todas as coisas é Eu Sou o que Sou
(YHWH-Asher-YHWH , pronuncia-se
em hebraico “Ehieh asher
ehieh”). Essa frase contém a revelação completa do Ser Divino.
Entretanto, naquele momento histórico, que precedia o início da Antiga Aliança,
o “Eu Sou o que Sou” foi resumido para “Eu Sou”, que em
hebraico é YHWH, ou Yahweh (pronuncia-se em hebraico “Ehieh”). No
decorrer da revelação progressiva, Deus foi preenchendo as reticências, através
de nomes vocativos.[3]
No Antigo Testamento, encontramos 12 desses nomes vocativos. Mas é somente através
de Cristo, que Deus Se revelaria plenamente, através de 12 declarações acerca
daquilo que Ele é.
Durante
séculos, Israel havia servido ao Criador, sem tampouco conhecer o Seu Nome. Nem mesmo Abraão, o grande
patriarca, iniciador do povo de Israel, conhecer o Nome de Deus. O próprio Deus
dá testemunho acerca disso:
“Disse
mais Deus a Moisés: Eu sou Yahweh. Apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como
El-Shaddai, mas pelo meu nome, Yahweh, não lhes fui conhecido”.
Êxodo
6:2-3
Não devemos ficar confusos quando encontramos
o nome “Yahweh” em passagens anteriores à revelação de Deus a Moisés. O fato é
que foi Moisés quem escreveu os cinco primeiros livros da Bíblia, incluindo
Gênesis. E por isso, para facilitar a compreensão aos leitores de sua época,
ele preferiu referir-se a Deus como Yahweh, em vez de simplesmente Elohim. Por
isso, encontramos Abraão declarando “Yahweh Yireh”, quando certamente ele deve
ter declarado “El Yireh”.Para que seus leitores tivessem a certeza de que
Abraão se referia ao Deus de Israel, e não apenas a uma entidade qualquer,
Moisés preferiu trocar o “El” por “Yahweh”. A principal divindade cananéia
também era conhecida como “El”.
Não
podemos, porém, ignorar a possibilidade de que Abraão, num êxtase profético
espontâneo, possa ter proferido “Yahweh Yereh”, sem contanto ter tido uma
revelação precisa de seu significado.
De
acordo com fontes rabínicas, o tetragrama YHWH significa “existo por mim
mesmo”, enquanto que YHWH-Asher-YHWH seria
"O que existe por si mesmo faz existir tudo o que existe”.
Esse
nome aponta para a imutabilidade do Ser Divino. Ele é o Único “em quem não há mudança nem sombra de
variação” (Tg.1:17b). O homem jamais poderá dizer “eu sou”. Por estar preso
ao tempo e ao espaço, o homem é uma constante metamorfose. Ele não é hoje, o
que era ontem, e não será amanhã, o mesmo que é hoje. Mas Deus é “o mesmo ontem, hoje e eternamente” (Hb.13:8).
O
nome “Yahweh” tem um significado tão profundo, que os escribas temiam
pronunciar, ou mesmo escrever. Quando copiavam os textos sagrados, ao depararem-se
com o Nome, faziam uma pausa para banhos cerimoniais de purificação, e
utilizavam uma caneta especial, com tinta exclusiva para escrever o Nome sobre
todos os nomes. Eles levavam a sério o mandamento que diz: “Não tomarás o nome de Yahweh[4]
em vão, pois Yahweh não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão” (Ex.20:7).
Encontramos
também o nome “Yah”, que é considerado um diminutivo de YHWH. Surge apenas em
escrituras poéticas (ex.:Sl.68:4).
Por
meio dos Nomes Vocativos, podemos conhecê-lO mais e mais, pois nos revelam Seu
caráter, Seu poder e Seus propósitos.
São,
ao todo, 12 nomes vocativos:
- Yahweh-Yireh
– “Eu Sou o que Provê” (Gn
22:14)
- Yahweh-Rafa – “Eu Sou o que
cura” (Ex 15:26)
- Yahweh-Nissi – “Eu Sou que é nossa bandeira ou Vitória” (Ex
17:8-15)
- Yahweh-Mekadesheen – “Eu Sou
o que Santifica” (Lv.20:8)
- Yahweh-Eloheka – “Eu Sou o
que é Teu Deus” (Dt.16:6)
- Yahweh-Shalom – “Eu Sou que
é nossa paz.”(Jz 6:24)
- Yahweh-Tsebaoth – “Eu Sou o que é dos Exércitos” (1 Sm.1:1:3)
- Yahweh-Ra’ah - “Eu Sou que é meu Pastor”(Sl 23:1)
- Yahweh-Maqor – “Eu Sou que é Minha Fonte” (Sl.36:5,9)
- Yahweh-Hossenu – “Eu Sou que
nos criou” (Sl.95:6)
- Yahweh-Tsidkenu – “Eu Sou que
é nossa Justiça”(Jr 23:6)
- Yahweh-Shamah – “Eu Sou que está ali.”(Ez 48:35)
Com a emergência da Nova Aliança, Cristo nos
apresenta a mais apurada revelação do nome de Deus. Afinal, Ele é a expressão
exata do Seu ser. Em Sua oração sacerdotal, Jesus declarou: “Eu lhes dei a conhecer o teu nome, e
continuarei a dar-lhes a conhecer o teu nome, para que o amor com que me amaste
esteja neles, e eu neles esteja” (Jo.17:26). Eis uma das mais importantes
missões de Cristo: revelar o Nome do Pai. E isso Ele fez através de 12
declarações.
- Eu Sou o Pão da Vida (Jo.6:35)
- Eu Sou a Luz do Mundo (Jo.8:12)
- Eu Sou a Porta (Jo.10:9)
- Eu Sou o Bom-Pastor (Jo.10:11)
- Eu Sou a Ressurreição (Jo.11:25)
- Eu Sou o Caminho (Jo.14:6)
- Eu Sou a Verdade (Jo.14:6)
- Eu Sou a Vida (Jo.14:6)
- Eu Sou a Videira Verdadeira (Árvore da Vida) (Jo.15:1)
- Eu Sou o Alfa (Ap.22:13)
- Eu Sou o Ômega (Ap.22:13)
- Eu Sou a Estrela da Manhã (Ap.22:16)
Todos
os 24 nomes através dos quais Deus Se faz conhecido, pode ser resumido em um
único Nome, que foi exaltado acima de todos os nomes: Yeoshua (Jesus, em Hebraico). Por isso,
encontramos no Livro das Revelações (Apocalipse), os vinte e quatro anciãos
curvando-se diante do Cordeiro, e depositando aos Seus pés as suas coroas
(Ap.4:10; 5:8).
O
nome “Yeoshua” significa literalmente “Eu Sou o Salvador”. Esse Nome encerra em
Si mesmo o significado de todos os 24 nomes que encontramos no Antigo e no Novo
Testamento.
[1]
Transcender é
existir além das coisas.
[2] Doutrina
cristã que afirma que o Deus Único é composto de três Pessoas
Divinas: Pai, Filho e Espírito Santo.
[4] Nas Bíblias de hoje, os tradutores substituíram Yahweh por “Senhor”. Em 1520, o nome Yahweh foi substituído por
Jeová, que seria a junção de Yahweh com as vogais de Adonai.
Hermes, o último nome será Jesus Cristo o Rei dos reis, Senhor dos senhores, este é o nome da vitória final da história da humanidade.
ResponderExcluirE este nome todos os joelhos vão ter que se prostrar diante de Jesus e dizer que Ele é o Senhor, Todos os joelhos meu irmão.
Será o último nome Jesus Rei dos reis, Senhor dos senhores.
Este nome tem Poder! Poder de cura, libertação e salvação de almas.
Este nome o inferno estremece.
Este nome será o nocaute fatal a Satanás sua condenação eterna.
Quando estudamos as escrituras a fundo percebemos tantas qualidades do Criador!
ResponderExcluirBem util
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