Páginas

sábado, agosto 20, 2016

É legítimo usar a dança como expressão de louvor a Deus?




Por Hermes C. Fernandes

Não é de hoje que a dança é um tabu entre os cristãos de diversas tradições. Há quem a admita apenas como expressão cultural ou de interação social, mas jamais como instrumento de louvor a Deus. E há quem faça o caminho inverso, usando e abusando da dança no ambiente de culto, porém, desprezando-a fora dali.

Pesquisando pela internet encontrei várias advertências quanto ao seu uso pelos cristãos. De acordo com o site Jesus Voltará, a igreja metodista condena a dança, alegando que ela é "prejudicial à vida cristã. O mesmo site afirma que para a igreja congregacional, "a prática da dança por parte dos membros de nossa igreja não condiz com a profissão religiosa, devendo ser tornada objeto de disciplina. A igreja presbiteriana consideraria "a prática de dança por parte dos membros da igreja como pasmosa incoerência", e alerta aos pais que enviarem seus filhos a escolas de dança de estarem cometendo um grave erro na disciplina da família. Para o bispo A. C. Coxe da igreja episcopal, "a dança é lascívia". O mesmo bispo advertiu aos dançadores a não participarem da mesa da comunhão. O bispo Hopkins, também da igreja episcopal, acrescenta: “A dança é responsável pela dissipação de tempo, a condescendência para com a vaidade pessoal e o incitamento prematuro das paixões, e artifício nenhum pode torná-la condizente com o pacto do batismo.” Nem mesmo a igreja católica romana se posicionou favorável à dança. O Concílio Pleno de Baltimore diz:“Consideramos ser nosso dever advertir nosso povo contra os divertimentos que possam facilmente tornar-se para eles ocasião de pecado, contra as modalidades de danças que, como praticadas presentemente, repugnam a todo sentimento de delicadeza e decoro, e se fazem acompanhar dos maiores perigos para a moral.”[1]

Apesar de todos estes posicionamentos contrários à dança, ela nunca esteve tão presente na vida eclesiástica quanto atualmente.  Deixando de lado as opiniões denominacionais, verifiquemos o que dizem as Escrituras acerca desta prática que acompanha a humanidade desde os seus primórdios.

# Dança como expressão de louvor a Deus nas Escrituras

Não faz muito tempo que algumas igrejas resolveram adotar a dança em seus cultos. Porém, no afã de evitar escândalo, principalmente por parte dos mais conservadores, adotou-se a nomenclatura “coreografia” em vez de “dança”.  A princípio, os grupos de coreografia apresentavam perfomances comedidas, com passos e gestos bem sóbrios. 

Com o passar do tempo, alguns grupos aderiram ao mover conhecido como dança profética.  O termo ‘dança’ em conexão com o termo ‘profética’ tornou a prática mais palatável entre os considerados mais espirituais, despindo-a de sua conotação mundana. Segundo os expoentes do movimento, a dança profética teria o objetivo de trazer mensagens à congregação, levando-a a uma adoração mais profunda.  Deste mover, desenvolveu-se a adoração extravagante, em que os participantes expressam seu louvor a Deus com canções e danças improvisadas.

Já entre os pentecostais clássicos surgiu o movimento conhecido como re-te-té, em que as pessoas são tomadas por uma espécie de êxtase, rodopiando ou marchando pelo salão da igreja. Tais manifestações exóticas são consideradas por estes grupos como danças espirituais, embaladas pelo som de pandeiros e corinhos de fogo cujo ritmo e harmonia lembram pontos cantados em terreiros de religiões afro-brasileiras.

Apesar de nossas reservas devido aos abusos cometidos em alguns movimentos, não podemos negar que haja fundamentação bíblica para o uso da dança como expressão de louvor a Deus.

Lemos no relato do Êxodo dos hebreus, que após atravessarem o Mar Vermelho, “Miriã, a profetiza, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças” (Êx. 15:20).

Alguns poderão alegar que Miriã provavelmente estava sob influência cultural egípcia, e que àquela altura o povo de Israel ainda não havia desenvolvido sua própria maneira de cultuar a Deus.  Entretanto, encontramos outro episódio ocorrido vários séculos depois, quando Israel já estava devidamente estabelecido como nação, e o culto a Deus já havia sido normatizado. Trata-se da passagem em que Davi trouxe de volta a Jerusalém a Arca da Aliança. O texto diz que “Davi, vestindo o colete sacerdotal de linho, foi dançando com todas as suas forças perante o Senhor, enquanto ele e todos os israelitas levavam a arca do Senhor ao som de gritos de alegria e de trombetas” (2 Sm. 6:14-15). Censurado por sua própria esposa que o acusou de querer exibir-se perante suas servas, Davi se justificou: foi perante Senhor que dancei; e perante ele ainda hei de dançar” (2 Sm 6:21). Aos que insistem em associar a dança com irreverência, pergunto: Estaria Mical com a razão? Teria Davi cometido algum excesso? 

Não bastassem esses dois casos, encontramos uma orientação clara no livro dos Salmos, que, diga-se de passagem, foi fartamente usado pela igreja primitiva como base do seu culto a Deus:

“Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos. Salmos 150:4

A maioria que discorda do uso da dança como elemento de culto alega não haver no Novo Testamento qualquer orientação acerca disso. Porém, sabemos pelo próprio Paulo, que a igreja deveria usar os Salmos em seu culto a Deus. Confira:

“Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração.” Efésios 5:19

Teria Paulo e os demais apóstolos censurado o Salmo 150 que nos orienta a louvar a Deus com danças? Recuso-me a crer nesta possibilidade. Imagine a cena: todos estão declamando este salmo, quando, de repente, alguns começam a dançar. Paulo, então, interrompe a leitura e diz: “Parem com isso agora mesmo! Que irreverência! Vocês podem ler, mas não praticar!” Ora, isso não me parece razoável.

E o que dizer dos Salmos 87 e 149? Também deveriam ser censurados?

“Com danças e cânticos, dirão: "Em Sião estão as nossas origens!” 
Salmos 87:7

“Louvem eles o seu nome com danças; ofereçam-lhe música com tamborim e harpa.” Salmos 149:3

A exigência neotestamentária é que o culto deve ter ordem e decência (1 Co.14:40). Porém isso, de maneira alguma, exclui expressões corporais, desde que não sejam apelativas e sensuais. Ademais, por que numa aliança caracterizada pela liberdade faltaria um elemento como a dança tão apreciada sob a primeira aliança? Seria, no mínimo, um contrassenso acreditar que os que vivem sob a égide da graça seriam privados de um bem tão comum aos que viveram sob o peso da lei.

Que tem havido abuso quanto ao uso da dança no culto, não me atrevo a discordar. Só não vejo razão para jogar fora o bebê junto com a água suja do banho. Basta que eliminemos os exageros para que encontremos um equilíbrio.

Penso que haja lugar tanto para danças ensaiadas (performáticas) como para danças espontâneas e congregacionais.  Tudo dentro de um padrão descente e devidamente ordenado. Sem chocarrices. Sem histeria. Sem êxtases. Apenas corações tomados da alegria do Espírito, desejosos de expressar sua gratidão a Deus. 

Décadas atrás, a igreja debatia se deveria ou não usar instrumentos musicais em seus cultos. Hoje, esta temática parece estar ultrapassada. Tanto órgãos como guitarras elétricas e baterias são facilmente encontrados em igrejas de praticamente todas as denominações. Acredito que o mesmo se dará com o uso de dança nos cultos. 

Os pregadores podem ficar tranquilos que a dança jamais substituirá a pregação da Palavra, nem os louvores congregacionais. Se porventura isso ocorrer, compete ao ministro chamar a atenção de sua congregação para que reencontre o equilíbrio perdido. 

No próximo post abordaremos a dança como expressão cultural e de interação social. É lícito ao cristão praticar ballet, dança de salão, valsa de debutante, etc?



[1] http://www.jesusvoltara.com.br/atuais/dancar_danca.htm

15 comentários:

  1. Muito boa a postagem... concordo com alguams partes, discordo de outras... Mas, sem entrar no mérito do tema, sou Metodista, e não vejo esta Ênfase no meio... Pelo contrário.. Tenho visto e muito o crescimento de ministérios de dança na igreja Metodista, ao menos aqui no RS...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. A voz da Maranata.7:33 AM

    Hermes só se for movido pelo Espírito Santo.
    Miriã e o rei Davi dançou na presença de Deus, mas no Espírito.
    Na África, os africanos cantam e dançam o dia inteiro que já vi, e olha que é com alegria e no Espírito Santo, lá o fogo do Espírito Santo caí entre eles com Poder, pois há sinceridade diante de Deus nos corações deles.
    Agora estas danças arranjadas dentro das igrejas, para mim é holofote pessoal, e forçar a barra em dizer que é do Espírito Santo.
    Quando a pessoa está cheio do Espírito Santo é diferente, ela dança, canta em línguas estranhas, fala em línguas estranhas etc, que envolve a igreja toda.
    Dançar pelo poder do Espírito Santo na presença de Deus, é uma coisa.
    Dançar na carne porque a igreja exige, e porque gosta e acha bonito é outra coisa.
    O poder de Deus derramado no meio do seu povo santo e fiel é tremendo, coisas novas ele faz, e há quebrantamento nos corações, um despertar acontece, alguns voltam para o primeiro amor, que nunca deveriam sair, e deixar.
    Já o mover na carne, é um funeral cristão que vemos dia a dia nas igrejas atuais, infelizmente!

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo, as coisas evoluíram. Muitas denominações históricas como a Metodista resolveram rever seus conceitos. Penso ser uma tendência irreversível. Tomara!

    ResponderExcluir
  4. "A voz da maratana", o que seria 'dançar o espírito'? Seria algum tipo de êxtase? O texto diz que Davi dançava com "todas as suas forças", a ponto de sua nudez se exposta. Acredito que Davi estava tomado de alegria, porém, em posse de suas faculdades mentais. Ele sabia exatamente o que estava fazendo. Ele dançava ao som de instrumentos musicais. À época, não havia manifestações como dons de línguas ou coisa parecida.

    Fazer algo no espírito nada mais é do que fazer algo motivado por amor a Deus e ao semelhante. Fazer algo na carne é tentar chamar a atenção para si. Só Deus pode pesar as motivações. Para Mical, Davi estava tentando chamar a atenção. Porém, para Deus, ele apenas expressava seu contentamento por trazer de volta a arca para Jerusalém.

    ResponderExcluir
  5. Nazaré5:58 PM

    Hermes concordo com a voz da maranata.
    Parece que voce não conhece a manifestação do Espírito Santo não!
    Hermes Davi poderia estar alegre mas dançou no poder do Espírito Santo em gratidão a Deus pela batalha vencida meu amigo bispo.
    Lembre-se que Deus não aceita nada que vem da carne, manifestação carnal!
    Lembre-se da filha de Herodias que dançou para agradar um homem que era Herodes, e foi na carne pois ela não tinha Jesus em sua vida, olha a diferença entre dançar no poder do Espírito Santo como Miriã, e dançar na vontade da carne como a filha de Herodias.
    As igrejas estão fazendo isto, homens e mulheres como a filha de Herodias dançam para agradar homens, e holofotes pessoal, isto é real! E todos estão vendo!
    Meu amigo, quando o Espírito Santo se manifesta em uma pessoa, haverá cura, uns falam em línguas estranhas, uns tem cânticos espirituais, uns dançam,etc.
    Só que já foi visitado pelo Espírito Santo sabe o que falo, como aconteceu comigo que falei 2 horas sem parar em línguas estranhas, e não conseguia falar minha língua original devido o poder de Deus que estava em minha vida.
    Quando o fogo do Espírito Santo caí, ninguém segura!
    Sei que vais falar que é mentira, mas Deus sabe que não é!
    É tremendo o poder de Deus ninguém consegue segurar sua manifestação.
    O que voce me diz de Miriã heim? Dançou ou não dançou na presença de Deus!Lembre-se Hermes que Miriã era profeta, e claro que só poderia dançar no poder do Espírito Santo como agradecimento a Deus,porque na carne Deus rejeita.
    Meu amigo, estas danças nas igrejas é carnal, onde o homem quer ser a atração e o Espírito Santo está longe dos seus corações. Fale que estou mentindo!
    OU SEJA O ESPÍRITO SANTO ESTÁ DO LADO DE FORA DAS IGREJA EVANGÉLICA, ESPERANDO PARA ASSUMIR SEU LUGAR, POIS O HOMEM CARNAL NÃO DEIXA ELE AGIR E ENTRAR, POIS O ESPÍRITO SANTO ATRAPALHA O ESTRELISMO E A ATRAÇÃO O GLAMOUR ESPECIAL SENDO PARA ELE, O HOMEM CARNAL.
    Dançar na carne, e homens efeminados desmunhecando e etc como vemos nas igrejas é uma coisa, dançar no poder do Espirito Santo é outra meu amigo Hermes.
    Pode jogar pedras porque vai acerta Jesus primeiro, pois ele é meu escudo.
    Depois o negocio é com Ele.
    OBS: Hermes é lógico que no VT, O Espírito Santo manifestava de outra forma, as pessoas eram ungidas e o Espírito Santo se manifestava nela, como o profeta Natã fazia, como profeta Eliseu ungiu Saul e o Espírito Santo manifestou na vida.
    Já a manifestação dos dons de línguas e cânticos espirituais começaram no NT como todos sabem disto.
    Falei de Davi e Mirã que é um assunto, há uma divisões aí que falei, dançar no Espírito, dançar na carne e os dons de línguas etc ok?
    Tem três etapas que falei, não confunde as coisas.
    É o meu parecer e ponto final.
    Dançar pelados como fazem no carnaval é dançar no Espírito Santo também? Parece que deve ser para voce. Pois dançar no poder do Espírito Santo e na carne é tudo igual para voce não é mesmo bispo hermes.
    Assim fica difícil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se Deus não aceita a expressão de louvor da carne, então por que nos fez carne ? o Espirito só pode se manifestar se houver uma carne,a bíblia diz que tudo é lucido mais nem tudo convêm, as formas de adorações a Deus começa na nossa carne e termina no espirito.(tudo é vaidade )o que temos que fazer é pregar o evangelho e não cuidar a igreja vizinha ,ou julgar por descordar de suas vaidades o que temos que fazer buscar o senhor enquanto se pode achar .....

      Excluir
    2. O Espírito Santo pode sim se manifestar através da dança, e isso não tem a ver com coreografia ou não.
      De fato, existe certo grau de exibicionismo em determinadas apresentações, assim como em pregações e até no louvor. Mas não são com todas as pessoas, e nem em todas as situações.
      O Espírito Santo não se manifesta apenas através do falar de línguas, ou de pessoa "gritando" e "rodopiando". Antes de tudo, devemos lembrar que o Espírito é sujeito ao profeta, e devemos saber a hora de nos acalmar.
      Já dancei com coreografia e sem coreografia, e já vi muitas pessoas dançando da mesma forma. O Espírito de Deus pode agir através da dança, e creio que não somos nós quem devemos julgar quem está dançando pela "carne" e quem está dançando pelo "Espírito".

      Excluir
  6. Bispo Hermes, porque vc retirou meu comentário.
    É uma realidade que todas precisam ler e ver o que o pecado faz com uma pessoa escrava da carne.
    Peço que se possível expõe novamente meu comentário por gentileza.
    muitos precisam ler isto.
    Agradeço, Lili dançarina de carnaval.

    ResponderExcluir
  7. Seu comentário não foi removido. Ele esta no post atual. Você confundiu os posts.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo7:43 PM

    dançar no espirito é ser tomado pelo espírito santo, como Davi e a profetiza Mirian. as danças que hoje são realizadas nas Igrejas são coreografias de homens que por falta de uma profunda comunhão se esforça para agradar a Deus com seus recursos naturais.
    mas a verdadeira adoração vem pelo espírito de cristo.
    hoje realmente foi deixado o espírito fora do culto por isso tantas invensões

    ResponderExcluir
  9. Anônimo3:13 PM

    Realmente , quando sentimos a presença de Deus , parece que vamos explodir de tanto regozijo , e todo nosso corpo quer reagir .Em Salmos diz que "até os montes tremem com a presença de Deus". Mas acredito que temos que ter controle sobre a nossa carne. Sonia

    ResponderExcluir
  10. As coisas evoluíram para o mundo,mas Deus não muda,a igreja de Cristo não pode se adaptar ao mundo e sim o mundo ser adaptado à igreja de Cristo ( ou Reino de Deus ) ,e sobre as danças de Miriã e Davi, que eu me lembre aconteceram fora do templo e não dentro.pois creio que alí é lugar santíssimo.Deus está realmente alí, e se Ele se deixasse ser visto pelos olhos físicos do povo em um momento de dança ensaiada todos com vergonha pararariam na hora de dançar, é o que penso.

    ResponderExcluir
  11. Ontem li sua postagem sobre jejum e ia perguntar por MSG no face sobre a dança... Mas como nosso Deus é maravilhoso te usou para responder minha pergunta...VC falou absolutamente o que eu precisava ouvir e esclareceu o que sempre foi base para o ministério no qual eu era líder... Muito obrigada...que Deus continue te usando...(P.S...se sua resposta fosse negativa quando a dança no culto tenho que confessar que ficaria triste...mas iria cumprir o IDE de Deus mesmo assim...sabendo que estava optando pelo melhor d'Ele para minha vida! Que Deus te abençoe... 🙌👱

    ResponderExcluir
  12. Sabrina4:59 AM

    Hermes, muito obrigada pelo seu texto. Principalmente a explicação de onde era a referência de liturgia na igreja primitiva (Salmos). Uma vez falando sobre dança em uma missão de minha antiga igreja, uma senhora me disse que permitiria a dança se houvesse menção sobre ela no N.T.

    Gostaria de dizer aqui que já fui líder de Ministério de dança numa igreja Batista, e que fazíamos danças ensaiadas, ou coreografias, sim.

    Sinto muito mas não consigo acreditar que haja tanto preconceito com uma coisa simples. O corpo faz parte de nós, e é claro que devemos fazer o que agrada a Deus, oferecer a Ele um culto racional e decente, e que toda glória deve ser dada a Ele.

    Mas o que isso tem a ver com ensaiar ou não? Por um acaso os músicos não tem que "estar no Espírito" para adorarem com seus instrumentos? O pastor não tem que "estar no Espírito" pra pregar? Se eles tem que se preparar, E estar no Espírito, por que não quem vai dançar?

    Existem técnicas de dança e coreografia. No meu grupo, fazíamos momentos de oração, de jejum, e os movimentos que eu coreografava tinham a ver com a letra do louvor que ia tocar. Sentava com minhas meninas e explicava a elas o significado dos movimentos. Orávamos enquanto dançávamos, ministrávamos para a igreja e, sinceramente, não me sinto em pecado nem quando dançava nem hoje por causa disso. Foram momentos maravilhosos de adoração. Sinto saudade, as vezes danço pra Deus na minha sala. As vezes, durante um louvor na igreja ou em casa, os movimentos "vêm" `a minha cabeça.

    Por que nos ajoelhamos para orar? Por que as pessoas se curvam perante o Rei? Por que não podemos nos curvar, levantar nossos braços, movimentar nossos corpos expressando, com tudo o que temos, o quando amamos e adoramos a Deus? Não tinha quadris rebolando, não tinha parte alguma do corpo aparecendo ou roupas marcadas, as meninas e os meninos, quando participavam, não se tocavam. Qual o problema?

    Deixando claro que não sou contra a dança no Espírito, mas acho injusto dizer que é a única que agrada a Deus. Muito menos dizer que a dança não deveria ser permitida.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo6:47 PM

    Se Miriã dançou na presença de Deus, eu não posso dançar também não? Está na bíblia escrito que Miriã dançou na presença de Deus.
    Para lembra-los que os judeus tanto os messiânicos como ortodoxo dança até hoje aos som de músicas, é faz parte do costume dos judeus do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
    Estudar bíblia é bom nê?

    ResponderExcluir