Páginas

segunda-feira, agosto 08, 2016

Os animais são dotados de consciência?



Por Hermes C. Fernandes

Cada questão respondida nos conduz a uma nova questão. Ora, se os animais são dotados de alma/espírito como defendemos no último post, seriam eles igualmente dotados de consciência? Se a resposta for sim, teremos que repensar muita coisa do ponto de vista ético, principalmente no que diz respeito ao trato dispensado a eles, no uso deles como cobaias, no comércio de pele, na maneira como são mortos nos abatedouros, etc.

De acordo com o grupo Stop Animal Tests (Parem os testes em animais), 115 milhões de cobaias são mortas a cada ano só nos Estados Unidos. Cerca de 80% são ratos e coelhos. Na União Européia foram 12 milhões de animais mortos em laboratório em 2005. Segundo a PETA (People for Ethical Treatment of Animals - Pessoas pela Ética no Tratamento aos Animais), já houve casos de testes de drogas em ratos e chimpanzés que deram errado em pessoas. Foi o caso da talidomida, medicamento para enjoo na gravidez que resultou em 10 mil bebês com defeitos congênitos no mundo inteiro. Ora, se nem sempre funciona, por que insistem? Há alternativas? Sim. Em muitos casos, cobaias poderiam ser trocados por tecidos de animais já mortos e microorganismos. Simulações de computador e estudos com cultura de células seriam mais precisos, baratos e humanitários. Pode-se reduzir o número de animais usados - por exemplo, evitando duplicar os testes e usando apenas as espécies mais adequadas.

Se perguntarmos a um cientista que tortura animais porque ele faz isso, ele prontamente responderá: "por que os animais são como nós". Eles respondem aos mesmos estímulos. Seu organismo tem a mesma reação que o nosso. Pergunte ao mesmo cientista porque é moralmente aceitável fazer isso com um animal e não com um humano e a resposta será: "porque eles são diferentes de nós." Não haveria aqui uma contradição? Afinal, eles são iguais ou diferentes de nós? Obviamente que tais questões só são relevantes se comprovarmos que os animais possuem alguma consciência.

O que é consciência, afinal? A consciência é, entre outras definições, a capacidade de perceber a relação entre si e um ambiente. O que a Bíblia nos diz acerca disso? Teriam eles alguma consciência? Ou seriam movidos unicamente por instinto?

Deus dá testemunho de que o animal é um ser consciente:

“O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.” Isaías 1:3

Para que o boi reconheça seu dono, ele deve ter algum tipo de consciência. O mesmo se dá com qualquer animal de estimação. Alguns, como por exemplo, os cães, além de consciência, parecem dotados de um sexto sentido, capaz de prever a chegada do seu dono muito antes de atravessar a porta de casa.

Talvez seja por ter a capacidade de reconhecer seu dono que o boi deve ser responsabilizado caso venha tirar a vida de alguém.

“Se um boi ferir um homem ou mulher e lhe causar a morte, o boi será apedrejado, e ninguém comerá da sua carne; o dono do boi será absolvido.” Êxodo 21:28

Vale lembrar que isso fora dito durante a regência da Antiga Aliança. A mesma Lei ordenava o apedrejamento de alguém flagrado em adultério. Não seria razoável executar um animal que não tivesse qualquer noção do que havia feito. Punição requer reconhecimento do erro. Concluímos, então, que este animal é dotado de alguma consciência. Ora, se a Lei era aplicada a um animal considerado de estimação (os bois eram considerados assim), por que a graça não seria igualmente aplicada? Ou será apenas o homem alvo da graça divina?

Os animais sentem dor, como nós. Ficam tristes, alegres, perdem o apetite, se apaixonam, se solidarizam, se apegam ao dono, e alguns até morrem deprimidos quando perdem a parceira. Que mais seria necessário a fim de comprovar serem dotados de consciência? Será necessário que falem? Pois a Bíblia narra um episódio em que Deus permitiu a uma jumenta que falasse e argumentasse com um profeta rebelde que a espancava sem razão.  Confira:

“Então o SENHOR abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes? E Balaão disse à jumenta: Por que zombaste de mim; quem dera tivesse eu uma espada na mão, porque agora te mataria. E a jumenta disse a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo em que me tornei tua até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo? E ele respondeu: Não.” 
Números 22:28-30

Imagine se Deus permitisse a todos os animais maltratados pelo homem o mesmo dom? Tal permissão foi dada àquele animal de carga para que se defendesse. Alguém ainda ousa dizer que eles não têm consciência? Ainda que não falem a nossa língua, eles têm sua maneira de se comunicar, tanto com os de sua própria espécie, quanto conosco. Cientistas tentam decifrar a linguagem altamente sofisticada usada pelos golfinhos. Até abelhas e formigas comunicam intensamente entre si. Graças à esta capacidade, colmeias e formigueiros formam duas das sociedades mais complexas encontradas na natureza. 

Surge, então, uma nova questão: Se tais seres têm alma e consciência, seriam eles alvo da graça divina para a salvação?  O conceito de salvação é muito amplo, e abrange, entre outras coisas, a preservação. Assim como no episódio do dilúvio, Deus preservou as espécies, cremos que Ele as preservará na nova terra.

E qual seria o escopo desta preservação? No caso dos humanos, Deus salva a indivíduos. E no caso dos animais, Ele preservaria indivíduos ou espécies? A resposta a esta pergunta fica no campo da especulação. Não há base bíblica para que afirmemos categoricamente, tampouco que neguemos tal possibilidade. Por isso, não ouso dogmatizar. 

Nosso planeta já passou por várias extinções em massa, algumas de proporções devastadoras, levando ao desaparecimento completo de inúmeras espécies. Tais extinções serviu a um propósito divino, pois eliminou o antigo grupo dominante, abrindo espaço para o surgimento e hegemonia de um novo grupo. Se os dinossauros não houvessem sido extintos, os mamíferos (dentre os quais somos incluídos) não se tornariam dominantes na Terra.

Sinceramente, não creio que a raça humana tenha convivido com eles, e nem que teremos que conviver com os dinossauros na eternidade. Se Deus salvasse a todas as espécies que já passaram pela Terra, precisaríamos de um espaço muito maior que possibilitasse o convívio entre elas. Quem sabe Ele esteja preparando algum lugar neste vasto Universo para elas? Em se tratando do Criador, não há o que duvidar. Poder não lhe falta.

Porém, creio que haja certo número de espécies destinadas a compartilhar do mesmo espaço que o ser humano. São nossas companheiras de jornada. Estas serão preservadas e desfrutarão da nova terra em nossa companhia.

Haveria salvação individual para os animais?

Ainda no campo da especulação, tenho a impressão que sim, que haverá salvação para aqueles que tiveram um laço profundo com seres humanos. Talvez Elias, o profeta, reveja os corvos usados por Deus para alimentá-lo durante a seca em Israel. Talvez Jesus reveja o jumento sobre o qual montou em Sua entrada triunfal em Jerusalém. 

Na parábola contada por Natã a Davi, um homem criou uma cordeira como se fosse sua filha. Ele a criou, e ela cresceu com ele e com seus filhos. Ela comia junto dele, bebia do seu copo e até dormia em seus braços. Era como uma filha para ele” (2 Sm.12:3).

Parece-me justo que um animal criado com tanto amor, seja restituído àquela família na restauração de todas as coisas. Penso que isso oferece um enorme consolo, principalmente às crianças, quando perdem um animalzinho de estimação.  E não encontro razão bíblica para que isso não aconteça. 

Se o Senhor os ama a ponto de dar-lhes o sustento, por que não os traria de volta para a alegria daqueles que igualmente os amava?

Não se trata de "salvação" no mesmo sentido aplicado aos homens, pois estes pecaram e foram destituídos da glória de Deus. Trata-se, porém, de restauração à sua condição original. 

Embora não ouse dogmatizar, celebro com alegria e esperança esta possibilidade.

35 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom,ainda bem que não são todos evangélicos que detestam os animais rsrsrsrsrs

      Excluir
  2. Respostas
    1. Para quem não gosta de animais,tudo que se refere a eles é complicado mesmo.

      Excluir
  3. Boa tarde, querido!
    Não em forma de contestação, mas como explicação. O que dizer das atrocidades que ocorrem nas criações de animais para nosso sustento? Sabe-se, por exemplo, que galinha poedeiras, usadas somente para produção de ovos ficam na mesma posição por toda sua curta vida, sofrendo dores... por ser uma tela de ferro seu chão, os seus pés ficam em feridas e té unem-se a esta tela, em alguns casos... gansos, para que sejam feitas jaquetas, cobertores, travesseiros de suas penas, são depenados vivos, acusando grande dor, traumas, asas quebradas, até hemorragias internas. Morrem em grande dor... Perus são sangrados vivos, para que seu sangue escorra, antes de serem definitivamente abatidos. Galinhas tem enfiadas em suas cloacas (ânus) uma barra elétrica, que dispara um choque, atordo-as para que possa ser sangradas ainda vivas. Não são práticas rituais, de alguns povos, ou de alguns, isso quem faz é a indústria...
    Então, como podemos ter nossas consciências livres, sabendo disso e consumindo ainda assim carnes e derivados de tanta dor e angústia - seja lá em qual intensidade, por essa consciência animal? Em contraponto, na visão de Pedro, o que significa o "E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou. Atos 10:15" Falava de coisas materiais, propriamente dos animais, ou de coisas espirituais?
    Muito obrigado aguardo ansioso sua resposta!
    Em Cristo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Povo envangélico sempre assim,não gosta de animais rsrsrsrs

      Excluir
  4. Quero narrar algo que aconteceu comigohá algum tempoi o qual me tocou profundamente.
    Léozinho é um cachorrinho de um ótimo temperamento. Amável , inteligente e muito ativo. Seu dono é um conhecido nosso que mora aqui perto de casa.
    Afeiçoei-me a ele desde quando ainda era filhote. Seu dono mora perto de um supermercado onde costumo fazer as compras, e todas as vezes que passava enfrente à casa, via aquele caõzinho tão lindo no quintal e não resistia; chamava-o para acaricía-lo. Foi crescendo e ficou mais fôfo ainda.
    Certo dia, passando com o seu dono aqui na minha rua, me reconheceu ao me ver no portão e saiu correndo em minha direção. Com uma alegria contagiante, dava pulos e mais pulos ao meu redor, até que senti seu leve toque da sua boca em meu rosto como um beijo.
    Descobriu onde eu moro e quando vê que o portão da sua casa estava semi-aberto, com a sua patinha o força até conseguir abrí-lo por inteiro e saí correndo para minha casa. Chegando aqui, bate com as patas na porta da minha sala para me chamar. Eu então o recebo com todo o carinho que sinto por ele, mas com medo de que seja atropelado, levo-o de volta para a sua casa.
    Quando vou ao mercado, geralmente o vejo deitado no último degrau de uma escada que tem no quintal. Quando me vê , desce correndo e vai até o portão para me receber, com alegria.
    Mas, quando foi por estes dias, na parte da tarde resolvi lavar o quintal da frente usando a mangueira de àgua. Estava lavando o chão com sabão, quando o Leózinho apareceu. Meu portão está bem acima do nível do chão, formando um espaço, que é por onde ele passa para adentrar o meu quintal . Só que, como estava lavando o quintal, não o deixei entrar, e ainda lhe falei com uma certa rispidez: "Não, hoje voce não vai entrar! Estou lavando" e coloquei um pedaço de madeira naquele espaço para ele não entrar, não lhe dando muita atenção. Ele assistiu a tudo aquilo, não impôs resistência e voltou para a sua casa. Acabei esquecendo disso.
    No dia seguinte senti a sua falta. Achei estranho. Mais tarde fui ao supermercado e passei enfrente a sua casa. Lá estava ele, deitado no último degrau. Quando me viu não demonstrou nenhuma reação. Permaneceu lá, deitadinho, apenas me olhando com um olhar triste, misturado com uma sensação de rejeição. Achei estranhoe na volta das compras reagiu da mesma maneira.
    Estava a caminho de casa quando veio em mente a cena do dia em que não o deixei entrar. Meu coração se contristou. Então era isso! No dia seguinte, ele se comportou da mesma maneira. O mesmo olhar triste! Foi então que ao chegar em casa pensei: "Amanhã irei até ele, vou chamá-lo e lhe pedir perdão". Foi o que eu fiz.
    No dia seguinte me dirigi até sua casa e lá estava ele no quintal. Chamei-o com o coração cheio de afeto: "Léozinho , vem !". Ele me olhava e relutava em vir. Novamente lhe chamei: "Vem Léozinho, vem!". Então ele se dirigiu ao portão em minha direção lentamente. Acariciei o alto de sua cabecinha, embaixo do seu focinho no pescoço, demonstrando todo o amor e carinho que sinto por ele , dizendo-lhe : "Me perdoa , Léozinho, me perdoa!"
    Foi quando vi seu semblante se transformar, seu olhar se tornou num olhar doce e cheio de ternura e então ele me deu a sua patinha. Foi um momento maravilhoso!
    No dia seguinte passei po lá e quando me viu desceu as escadas correndo , cheio de alegria e me recebeu com festas.
    Léozinho, um animalzinho irracional. Irracional? Nem tanto... Um serzinho , com sentimentos, que sofre, qua ama e que também sabe perdoar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo Sonia,pena que nem todos os evangélicos gostam dos animais.

      Excluir
  5. Queridos leitores: O que vou relatar aconteceu com o meu espôso quando ele tinha aproximadamente uns 8 anos de idade, e ainda morava na sua cidade natal, no interior de São Paulo, na zona rural.
    Ele contou-nos que uns dos divertimentos das crianças que residiam nas fazendas, cujos pais eram trabalhadores nas mesmas, era a caça com pedras aos passarinhos, às vêzes por puro prazer. Meu espôso repudiava severamente essa atitude daqueles meninos, e os repreendia para não agirem assim; mas não adiantava, as crianças continuavam à apedrejar as avezinhas indefesas.
    Até que uma certa vêz, um pássaro foi atingido por uma das pedras atirada por uma das crianças, e veio à cair bem aos pés do meu espôso. Percebendo que não havia nenhum menino por perto, se agachou e pegou aquela avezinha em suas mãos. Suas asinhas estavam abertas e havia um pequeno ferimento em uma de suas perninhas. Sentiu o tremor daquele bichinho assustado, e o desêspero em seus olhinhos. Acariciou-lhe e lhe deu um beijinho no topo de sua cabecinha. De repente, meu espôso ouve as vozes daqueles meninos se aproximarem; então resolveu esconder rapidamente o passarinho para que eles não o visse, num lugar em cima do paiol. Aqueles meninos estavam em busca de algum pássaro ferido ou morto, e não encontrando se retiraram do local. Meu esposo também deixou o lugar.
    No dia seguinte, ansioso, meu esposo correu para o local para ver o que havia acontecido com o passarinho. Só que chegando lá, não o encontrou mais em cima daquele paiol. Se entristeceu ao pensar que algum gato ou outro animal o tivesse comido ou lhe feito alguma dano. Olhou para os lados e nem sinal do passarinho.
    Passado uns dias resolveu visitar aquele local novamente. Começou a observar, quando avistou um passarinho num galho não muito alto de uma àrvore. Quando fixou seus olhos naquela avezinha, exclamou :"É ele!". De repente, aquele passarinho começou a cantar alegremente, pulando de um lado para o outro e olhando para baixo, fixando seus olhinhos no meu marido. Meu esposo então resolveu se aproximar vagarosamente com medo de que ele voasse; mas a avezinha não se amedrontou com a sua presença e continuou a cantar toda feliz. Isso o deixou espantado, pois segundo ele , aquela espécie era muita arisca e não permitia a aproximação das pessoas e se punha a voar.
    Parecia que aquela pequenina ave o havia reconhecido e aquela manifestação foi a forma de agradecê-lo pelo que havia feito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito lindo este relato, Sonia. DEUS É MARAVILHOSO!!!

      Excluir
  6. Caros leitores :
    O que vou relatar aconteceu a um bom tempo atrás.
    Lembro-me que certo dia, quando saia da minha casa, deparei com uma cachorrinha de cores malhadas de branco e preto, tamanho médio, deitada em minha calçada. Logo que a vi me apaixonei por ela. Havia uma certa ternura em seu olhar e uma certa delicadeza em seu porte. Me aproximei dela, e ela veio em minha direção abanando o seu rabinho, toda feliz como se nos conhecêssemos há muito tempo.
    Logo tratei de alimentá-la e lhe dar àgua. E assim fiz por alguns poucos dias. Quando saía para as compras, ela vinha atrás de mim toda satisfeita. Só que às vezes não permitia e ralhava com ela para ficar, pois ia atravessar avenidas perigosas e receiava de que fosse atropelada. Ela então, submissa, voltava e ia ficar deitadinha na calçada em frente ao meu portão, esperando até eu voltar.
    Tinha grande desejo de pegá-la para criá-la, mas não podia de jeito nenhum. Tenho um filho que sofre de renite alérgica. Ele tem forte alergia a mofo, àcaros, poeiras e pelos de animais, e quando entra em crise, seu quadro complica, surgindo outros tipos de doenças. Tanto que no seu quarto não se tem cortinas e suas cobertas têm que ser somente edredons.
    Do lado de minha casa há uma cobertura e durante a noite ela ia dormir lá. Era época de tempo quente.
    Até que um dia, preocupada com a situação daquele bichinho, conversando com uma amiga, perguntei-lhe se ela conhecia alguém que estivesse disposto a criar uma cachorrinha. Ela me respondeu que talvez uma conhecida sua iria interessar por ela.
    Dias depois, sua amiga apareceu aqui em casa para ver a cachorrinha e acabou levando-a para criar. Levou-a em seus braços, e pude sentir em seu olhar a tristeza da despedida. Mas mesmo assim fiquei contente, pois ela ia ter um lar para ficar.
    Passados uns dias, resolvi passar na rua daquela moça, aonde estava a cachorrinha, só para vê-la. Mal cheguei em frente ao portão, quando ouvi o barulho das suas patinhas pularem no portão, já pressentindo a minha presença. Fiz carinho nela, e ela toda feliz abanando o seu rabinho, correspondia ao meu carinho.
    Confesso que passei por lá várias vêzes, mas de longe, pois queria que ela se acostumasse com a sua dona.
    Um dia não a vi lá na frente, na garagem, e pensei: "Vai ver que está nos fundos ou dentro de casa." Passei novamente lá, e ela não estava...
    Quando foi um dia, encontrando com aquela minha amiga, comentei com ela sobre a ausência da cachorrinha, e ela triste, não querendo me dizer, me contou algo que me deixou profundamente triste e isolada.
    Em frente à casa daquela moça há uma praça onde haviam alguns cachorros abandonados, e um grupo de pessoas cuidava deles com alimentos e até consultas com veterinário se fosse necessário.
    Num daqueles dias deixaram o portão aberto e a cachorrinha atravessou a rua e foi para aquela praça junto com aqueles animais. E justamente naquele dia haviam colocado veneno nos alimentos daqueles bichinhos, e ela acabou também comendo.
    Quando as pessoas perceberam que os cachorros estavam envenenados tentaram salvá-los correndo com eles para o veterinário. Alguns conseguiram escapar, mas ela não resistiu e veio a falecer.
    Aquela cachorrinha nunca saiu da minha memória. Todas as vezes que me lembrava do ocorrido, ficava muito triste.
    Até que, passados alguns anos, aconteceu algo que me deixou bastante surpresa:
    Estava deitada, acordada, quando derepente tive uma visão do mundo espiritual: via um ser, embora não pudesse ver a sua face, mas percebi que se tratava de um ser feminino, e aninhado em seus braços via uma cachorrinha de tamanho médio, nas cores preto e branco, toda feliz e confortável naquele aconchego. E imediatamente reconheci quem era ela: era a minha querida e amada cachorrinha que havia morrido envenenada.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo1:02 PM

    Hermes os animais enxergam as coisas mais do que o o ser humano.
    Um exemplo Balaão, a jumenta viu o anjo e e balão não viu, e espancou ela por ela não prosseguir, sendo a jumenta não podia prosseguir porque ele viu um anjo na sua frente barrado, e Balaão não
    viu. E o pior de tudo isso, a jumenta falou com Balaão em Números 22. 28,30: Então, o SENHOR abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes?
    E a jumenta disse a Balaão: Porventura, não sou a tua jumenta, em que cavalgastes desde o tempo que eu fui tua até hoje? Costumei eu alguma vez fazer assim contigo? E ele respondeu: Não. Pensa bem! Uma jumenta um animal viu o anjo, e o homem que é semelhança de Deus, filho de Deus não viu como Balaão. É uma barbaridade isso!
    Hermes vamos trocar as coisas, vamos tirar a viseira que põe no burro, jumentos, e colocar nos homens.
    O porque Balaão não viu o anjo e a jumenta viu? Porque a jumenta é animal sem maldade puro, e Balão estava com o coração cheio de desejos por avareza prazeres da carne.
    Deus se irritou com Balaão e ia deixar a jumenta viver e Balaão morrer, mas deus tinha uma missão para Balaão cumprir, e ele entendeu depois que ele falou com Deus através da fala de uma jumenta.
    Quantos Balaão que vemos dentro nas igrejas hein? Está cheio deles nas igrejas de parede, homens e mulheres avarentos, presunçosos, amantes de si mesmo do que de Deus, egoístas, corruptos, mau, safados que corrompem a Palavra de Deus.
    Vc também é um Balaão meu caro! Parece que é! O ser humano tende a ser, porque já nasce no pecado, e seu coração é enganoso perverso e corrupto.
    Há se não for pelo Espírito Santo e a Palavra de Deus estar constantemente em nossa vida, seremos como Balaão ou pior.

    ResponderExcluir
  8. Na minha opinião eu creio que Deus criou o homem para interagir com tudo que há na Natureza, mas por causa do pecado essa ligação foi desfeita , voltando ao homem ,através de Jesus Cristo.

    Queridos leitores, o que vou relatar aconteceu com um conhecido nosso da igreja, que mora numa cidadezinha de Mato Grosso. Essa experiência ele nos contou quando estávamos reunidos . Particularmente me tocou muito e quero compartilhar com os leitores; embora saiba que alguns terão dificuldades em acreditar.
    Esse conhecido nosso é uma pessoa bastante espiritual e consagrada à Deus. Ele já teve várias experiências espirituais e essa é uma delas .
    João(fictício) contou-nos que certo dia adentrou por um caminho já conhecido dele, que ficava em uma mata. Era uma vegetação muito extensa. Ele nos disse que o perigo nessas matas é a existência de onças e elas podem surgir de repente; por isso todo o cuidado é pouco.
    Estava trilhando aquele caminho, quando lá na frente avistou uma onça caminhando lentamente em sua direção. João parou como que paralisado, e observou que a onça também fez o mesmo, ficando um de frente ao outro, afastados alguns metros, sem nenhum dos dois esboçar algum tipo de reação. A onça fixa seu olhar nele e ele sente desejo de se virar e sair correndo, mas fica com medo da onça o atacar. Não tinha saída. Foi quando em pensamento eleva uma oração à Deus que o proteja. Sente uma voz meiga em seu coração dizer bem claro:" Se aproxima dela!".
    João, um tanto temeroso, mas confiante naquela Voz, caminha lentamente em direção àquele animal. Percebe no olhar daquele animal, como se ele estivesse implorando alguma coisa. A onça se vira, voltando pelo mesmo caminho, em sentido, de como indicasse para ele o seguir.
    Joâo começa a seguí-la, por várias centenas de metros. Ele atrás, não sabe para onde aquele animal o está levando. Após caminharem um bom pedaço, a onça entra em um local com uma vegetação bem fechada. Caminham por alguns metros, e ela então o leva para uma caverna escondida no meio daquela vegetação. A onça para defronte da entrada da caverna. João, um tanto cauteloso, dá alguns passos até a entrada dessa caverna, e olhando para dentro, lá no fundo, ouve o gemido de um filhotinho: era o filhotinho da onça! A onça parece lhe enviar um olhar de súplicas. Comovido, entra no buraco e quando se aproxima daquele filhote, examinando o animalzinho , verifica que ele está com um pedaço de madeira, tipo uma lasca grossa, enfincado em sua patinha. Aquilo era o motivo daquele animalzinho gemer de dor. Ele com todo o cuidado, retira aquele pedaço de madeira da patinha do filhote, lava-a com água e o animalzinho para de gemer.
    Se lembra que a onça está lá fora esperando e sai daquele local. Ele contou-nos que quando saiu e dirigiu o seu olhar para a onça, aconteceu aquele momento que todos nós podemos sentir, embora estejamos despercebidos: o olhar de gratidão daquele animal pelo que ele tinha feito pelo seu filhote.
    Naquele momento, interagiu Deus, o homem e a natureza.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo5:33 PM

    Mas Deus interagiu o homem a natureza, mas o próprio homem está acabando com a natureza.
    Querem ver uma onça de perto e te devorar? É só falar em dízimo, e não concordá, não dar dízimo nas igrejas de parede, vcs verão onças, leão, abutres que são os lideres das igrejas chamadas evangélicas te devorar vivo, são onças perigosas.
    O Hermes sabe disto, pois já publicou vários textos sobre dar ou não dízimo, o resultado do texto foi que os assuntos do dízimo deu uma tremenda contenda a chegar pessoas se gladiarem contra uns aos
    outros.
    Os animais enxergam mais do que o ser que se chama humanos ou seja: desumanos, os raças de víboras que o profeta João Batista disse, um comendo, devorando o outro.
    Os animais come outro animal para sobreviver.
    Já o homem, devora outro homem seu semelhante para ter poder dinheiro, nada mais do que dinheiro, então a raça humana são os
    Verdadeiros animais, irracionais.
    A onça da Sonia aí, vê seus filhotes e defende-os.
    Já a raça humana vê é seu bolso, sua conta bancária, principalmente as igrejas templos evangélicos com seu líderes, se não tiver dinheiro, aí meu chapa a sua casa cai de vez, serás comido vivo e excluído do rol de membros, a onda nos tempos atuais de igrejas é dinheiro, se vc tiver, vai virar pastor na mesma hora, e terá um trono na igreja, se não tiver, será um pé na nádegas.

    ResponderExcluir
  10. Lalás5:40 PM

    Os animais interage na natureza.
    Já o ser humano interage na sua grana, com seu bolso e sua conta bancária, se tem grana é bem vindo, se não tem dinheiro, é pé na nádega.
    Se vc que é esquentador de banco de igreja de parede tiver muito dinheiro será em breve o líder da igreja, se tiver mais ou menos dinheiro, aí um pastor no momento que vc começa dar o dízimo. Se v c tiver pouco dinheiro será um pastor deva e trás. Se vc for duro de grana, aí meu caro é ficar assentado no banco mesmo, que nunca vais subiu no púlpito para pregar.
    É a lei do s líderes eclesiásticos, daí de César o que é de César, ou seja dá o meu!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo7:53 PM

    http://noticias.terra.com.br/ciencia/animais/ate-uma-mosca-pode-ter-consciencia-dizem-neurocientistas,5b59da38d43da310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

    ResponderExcluir
  12. Anônimo7:57 PM

    http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Consci%C3%AAncia_animal

    ResponderExcluir
  13. Anônimo8:54 PM

    Consciência? Um filhote que cresce junto à mãe, cruzará com ela no cio dela. Um animal não se reconhece no espelho. Animal tem instinto, fome, sede, sobrevivência e reprodução. Vocês assistem muito desenho animado. E querem usar a Bíblia para se justificar.

    ResponderExcluir
  14. Esse assunto só interessa a cristãos, mas quem quiser ler, esteja a vontade!
    Houve alguma proibição de Deus aos animais no Éden que eles tenham descumprido?
    Se não houve descumprimento de ordem não houve desobediência, logo não houve pecado.
    Se não pecaram, só estão nesse mundo em função do nosso pecado, ou seja, foram amaldiçoados por nossa causa. Se não pecaram não precisam de salvação, o lugar deles é no Paraíso!
    Diante disso, não nego que durante a história da humanidade tenha havido a necessidade de consumo de carne ou uso de cobaias, mas, hoje em dia, milhões de pessoas são vegetarianas ou veganas, nossa consciência cristã não deveria nos levar a pararmos de matar e torturar animais e obedecermos ao Criador que determinou que só nos alimentássemos de vegetais?
    Genesis 1.29 E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; ISSO VOS SERÁ PARA MANTIMENTO.

    ResponderExcluir
  15. Bela e edificante postagem. Podes me adicionar à sua lista de blogues? Vou fazer o mesmo com o seu blog.

    www.creionoevangelho.com

    ResponderExcluir
  16. Anônimo3:22 PM

    Hermes de qual animal vc está falando hein?
    É o animal bicho que Deus criou, ou o lixo humano, quero dizer o bicho humano animal.
    Se for o bicho humano aí meu caro dou descarga no vaso sanitário, a maioria é um lixo humano, um monte de fezes, e não ser humano.
    Os animais tem sentido sim, eles enxergam coisas que nos humanos não vemos eles vê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo6:13 PM

      Mesmo o lixo que somos Jesus morreu por nós! Incalculável o amor de Jesus Cristo!!!!

      Excluir
  17. Anônimo1:54 PM

    O interessante meu caro anônimo Jesus Cristo curou muitos doentes, paralíticos, e no dia do seu julgamento essas pessoas que Jesus curou das enfermidades estava lá gritando: Crucifique-o, pediam para matar Jesus e soltar o bandido ladrão Barrabás.
    É meu caro anônimo falar é fácil o viver que é difícil. Vc ama seu próximo? Claro que não ama.
    Nenhum ser humano ama o seu próximo, foi por isto que Jesus disse que tem dois mandamentos: Amar o teu Deus de todo o teu coração e entendimento, e amar o teu próximo com a si mesmo, então nenhum ser humano faz isto, vc, eu, nos não amamos outro ser humano, nosso próximo a própria Palavra de Deus diz isto.
    Somos egoístas, avarentos, e a Palavra diz que: Somos amante de si mesmo.
    Jesus Cristo morreu por nós, mas meu caro, e vc morre por seu próximo? Claro que não! Vc é egoísta só pensa em seu bem estar.
    Deixamos de ser hipócritas,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ENTÃO na sua opinião ninguém vai se salvar? Você acredita que Jesus tem poder para transformar as pessoas? Você crê que Jesus tem poder de transformar leões em cordeiros, lobos em ovelhas, monstros em homens e homens em anjos? A Graça está aí justamente para converter , transformar o homem, nos tornando novas criaturas ... e eu creio que há pessoas que foram transformadas por Ela ... e não são poucas! MUITO generalização dizer que "nenhum ser humano ama seu próximo" por que existem sim os que têm amor sincero pelo seu próximo ! Que têm o Espírito de Deus em seus corações , estando cheios de caridade... Que pessimismo ! Sejamos os primeiros a dar o exemplo , ao invés de criticarmos ...

      Excluir
    2. Porque Cristo transforma nossos pensamentos , com isso nossos sentimentos e consequentemente nossas atitudes serão transformadas!!!

      Excluir
  18. Anônimo5:02 PM

    Minha cara Sonia, Jesus só transforma o ser humano se o ser humano quiser entendeu? Vc é hipócrita, eu sou hipócrita, o Hermes é hipócrita, todos nos somos hipócritas e egoístas, amamos a nos mesmo, e só.
    Agora sinceramente é duro de engolir essa argumentação sua, de Jesus transformar homens em anjo e etc, dá um tempo nessa sua infantilidade dessa sua demonstração Sonia, me poupe!
    E pelo que vemos, tem milhões de pessoas que não querem Jesus, como os Islãnismo, a Babilônia Igreja Católica com sua adoração a imagens de esculturas que Deus abomina, e vc vem com essa conversa de boa menina? vai dormir! Estou cheio de hipócritas com capa de santidade como vc.
    Vc não ama seu próximo minha cara, ninguém ama.
    Quantos mendigos vc passa por ele e só olha para ele, e vai por aí minto? Todos nos fazemos isto, isto é a grande falha do ser humano e dos cristãos .
    Falhamos com Deus todos os segundos, em mentiras, olhar malicioso com desejos carnais a uma mulher ou um homem, e vai por aí.
    Pare de tomar leite e coma comida sólida que é a Verdadeira Palavra de Deus, e cresça minha filha no conhecimento e sabedoria da palavra de Deus, por enquanto vc é uma menina que bebe leite na fé.
    Hermes me ajuda aí! Doutrina a Sonia meu irmão, vc é Bacharel em Teologia, ela e seus argumentos é muito fraco como de uma criança pequena .
    Vai aprender bíblia Sonia.
    Se Jesus deixou bem claro e disse Amai o teu Deus de todo o teu coração e de todo o teu entendimento, a amai o teu próximo com a ti mesmo, Jesus ia disse isto atoa, é porque ele sabe que o ser humano não ama seu próximo, lembra que Caim matou Abel seu irmão por nada, apenas por ciúme, olha que foi no início quando começou a peregrinação da raça humana no mundo através de Adão e Eva.
    Sonia não compare Jesus com o lixo humano, Jesus é Deus, e nos somos pecadores, nascemos estamos sempre pecando.
    Veja 1 João 1.8,10 diz: Se dissermos que não temos pecado, enganamos-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.
    Se dissermos que pecamos, fazemo-lo mentiroso, e sua palavra não está em nós.
    3.8,10,11,12,14,15,16,,17,18,23 leia por favor.
    Em 1 João 2.9 diz: Aquele que diz que está na luz e aborrece seu irmão até agora está em trevas, será porque Jesus disse isto hein?
    Em 1 João 4.1211, que diz: Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros.
    Ninguém jamais viu a Deus; se nós amamos uns aos outros, Deus está em nós, e com nós é perfeita a sua caridade.
    1 João 4. 20 diz: Se alguém diz: Eu amo a Deus e aborrece a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?
    Então minha cara, aí está a nossa hipocrisia de dizemos que amamos a Deus, e sabendo nós que não amamos a nosso próximo.
    Todos nós seres humanos somos hipócritas, mentirosos, egoístas, amante de nós mesmo.

    ResponderExcluir
  19. Anonimo , pense nisso: Se Jesus pediu para que amássemos uns aos outros , é porque Ele sabe que temos capacidade para isso! Ele não pediria para que fizéssemos algo que não estivesse ao nosso alcance!!! Talvez seja infantil por enxergar não só os defeitos dos seres humanos mas, maiormente as suas virtudes! Acredito que em nós há uma dualidade: o bem e o mal , e a escolha é nossa em qual alimentar mais! Eu continuo acreditando no poder de Deus na transformação do homem, ( ao submisso a Sua Vontade ) .Um exemplo são os próprios discípulos do Senhor Jesus , que foram transformados e limpos pelo poder da Palavra , como o próprio Jesus testificou! (menos Judas) ; e eram homens como nós! E essa obra continua até hoje para os que abrem o coração... Isso é fato: temos que deixar o velho homem morrer em nós , e permitir que as virtudes de Deus nos tome... nos modele segundo a sua vontade. Temos capacidade para amar sim , basta deixar o medo de lado , não alimentando-o ... Isso é viver pelo Espírito... Fomos criados no amor , e o Amor é nossa essencia! Se voce enxerga tudo tão cinza , procure primeiramente o colorido dentro de você , e assim voce o enxergará nas pessoas...

    ResponderExcluir
  20. LEMBRE-SE : que eu posso doar toda a minha fortuna para os pobres, dar de comer aos mendigos, etcc... mas se não tiver a Caridade , de nada disso me valerá.. Abs.

    ResponderExcluir
  21. Anônimo1:16 PM

    Sonia, pare de falar asneira, vc disse fomos criados no amor? Para!
    Acabei de deixar muitos versículos o versículo de 1 João 1.6,7,8.10 que diz: Se dissermos que temos comunhão com ele e andarmos em trevas, mentimos e não praticamos a verdade.
    Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. Então há uma contradição nesta fala sua aí que fomos criados no amor como vc disse, se a Palavra de Deus diz isto aí: Se andarmos na luz, e temos comunhão uns com os outros, o sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo o pecado, então sua tese acabou de caiu por terra minha cara.
    Sonia vc que diz somos criado no amor ok? então deixo um versículo de Jeremias 17.5,9,10 que diz: Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR.
    Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? E vc Sonia diz que somos criado no amor, ah! Tenha paciência e dá um tempo!
    No versículo 10 de Jeremias 17 diz: Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações entendeu? Sonia.
    Aquele que confia na sua capacidade e em recursos humanos sofrerão desilusão, pobreza espiritual e, por fim, a ruína.
    Se somos criados no amor como vc disse, não precisava Jesus morrer por nós sendo nós pecadores, não é mesmo? Sonia.
    Se somos criados no amor Sonia, Deus diz que enganoso é o coração mais que todas as coisas e perverso, como podemos ter amor se o nosso coração é enganoso e perverso hein?
    O coração é o ser interior da pessoa, e abrange nossos desejos, sentimentos e pensamentos, o coração é acima de tudo, iníquo e corrupto; como resultado, o ser humano voltar-se para o egoísmo e a maldade, e não ao caminho de Deus, que é a santidade e amor sincero.
    O coração humano, perverso como é, não pode se transformar sozinho. O único remédio é receber a graça de Deus, nascer de novo mediante a fé em Jesus Cristo e ter um coração novo, um que deste o mal e se compraza em fazer a vontade de Deus, Leia Jeremias 24.7; Ezequiel 11.19,20, e que vemos é uma falta de amor ao próximo.
    EX: Vc Sonia já viu algum mendigo dentro de uma igreja na hora dos cultos? Não! Porque ele é desprezado, está sujo, e é pobre e não é bem vindo na igreja, minto? Os pançudos dos líderes religiosos só pensam em $$$ dízimo e ofertas para enriquecerem.
    Mateus 5.8 diz: bem aventurado os limpos de coração, porque eles verão a Deus.
    Sonia minha cara, o que dizer isto aí é: Os " limpos de coração " são os que foram libertos do poder do pecado mediante a graça de Deus, e que agora se esforçam sem dolo para agradar e glorificar a Deus e serem parecidos com Ele.
    Veja bem: Procuram ter a mesma atitude interior que Deus tem amor à justiça e ódio ao mal, leia Hebreus 1.9.
    Veja bem que Deus diz: o ser humano procura ter a mesma atitude que Deus tem amor à justiça e ódio ao mal entendeu? Então o ser humano conforme estas Palavras de Deus, não tem amor, tem que procurar a ter: amor à justiça, isso inclui todas as coisas, o seu próximo etc.
    Somente os limpos de coração " Verão a Deus ", e vc vem com essa conversa que vc diz que fomos criados no amor?
    A Sonia disse que Deus pode transformar os homens em anjos, aí já é demais para ler tanta besteiras escrita por ela.
    Vc Sonia é cheio de contradições no que fala.
    Não vou perder mais meu tempo com vc, tenho que dar aula de Teologia na faculdade ok?
    Sonia vc só fala o que não deve, e o que não vive na sua vida.
    Hermes por gentileza, pedi para a Sonia parar de dar opinião nos comentários que as pessoas comentam, todos os comentários das pessoa ela dá opinião desqualificando o que a pessoa fala, isto é deselegante não é legal, cada uma pessoa fala o que pensam. liberdade de expressão.

    ResponderExcluir
  22. Luizia1:53 PM

    Ó Sonia concordo com o anônimo aí, vc Sonia pensa e fala como se só a sua opinião e comentário é que é certo e vale, o resto dos comentários das pessoa não.
    Vc questiona os comentários das pessoas, isso o anônimo aí tem razão.
    Houve um diálogo entre duas pessoas aí em cima, e vc entrou na conversa deles sem ser chamada.
    Não vi nenhuma pessoa questionar seus comentários.
    Fica na sua Sonia e deixe as pessoa escrever o que pensam, como vc também tem o mesmos direito de escrever ok?

    ResponderExcluir
  23. Se somos criados no amor como vc disse, não precisava Jesus morrer por nós sendo nós pecadores, não é mesmo? Sonia.

    Ele veio restaurar isso em nós ...Deus não criou nada cuja essência seja o ódio , pois Ele é amor!!! Era a isso que estava me referindo.. Até mesmo Satanás não foi criado no ódio! Talvez não soube explicar , o que realmente estava querendo dizer. Mas mesmo assim , o ser humano , sente amor : um exemplo é o amor entre os laços familiares : pais com os filhos , filhos com os pais , avós com netos , etc... Só que não é um amor perfeito e completo como o de Jesus.Agora o amor de Cristo em nossos corações , é abrangente ,incondicional...

    ResponderExcluir
  24. Carlos6:03 PM

    Meu caro bispo Hermes.
    Meu nome é Carlos, mas quero também repudiar a Sandra na sua atitude de dar opinião nos comentários das pessoas em que ela não foi chamada para isso.
    Pelo que vi aí ninguém pediu opinião dessa Sandra, e ela insiste em gladiar, e condenar os comentários das pessoas.
    Sandra estou aqui pela primeira vez comentando, não queria entrar nisso, mas não dá para ficar calado, como vc gosta de dar palpite nos comentários das pessoas sem ser chamada hein? Eu também quero repudiar sua atitude ok? Dá um tempo e fica calada por favor, respeite as opiniões das pessoas.
    E acho que vc está se perdendo no que fala.
    Vc vai e volta no seus argumentos.
    Eu Carlos também acho que o ser humano não ama ninguém, nosso amor que dizemos que temos com as pessoas é passageiro, e vai para o esquecimento.
    Agora Sandra vc separou o amor humano que é falho, com o amor Verdadeiro e fiel que é de Jesus Cristo, acordou nê?
    O que vc me diz o que está acontecendo nos dias atuais, pai matando filho, filho matando pai, e mãe hein?
    Isto é o amor do ser humano e ao próximo que vc diz?
    O amor entre laços familiares, o que está acontecendo no mundo é pai matando filho, e filho matando pai e mãe, e todos os dias vemos nos noticiários na TV, isto é fato real.
    Sonia é melhor vc ficar calada, que só está complicando seu lado.
    Eu também não aceito esta suas argumentações que está sendo contraditórias.
    E por gentileza como disse o anônimo aí, se vc quiser comentar, que faça seu comentário, mas repudiar, questionar os comentários das outras pessoas que vc não foi chamada na conversa, aí vc já passou dos limites ok?
    Todos nós temos o direito de liberdade de expressão, portanto Sonia, respeite os comentários das pessoas mesmo que vc não concorda ok?
    Até o Hermes que é o dono do blog, poucas vezes ele dá opinião dos comentários das pessoas, ele respeita cada um comentário, veja bem Sonia, o Hermes é o dono do blog, e vc que é apenas uma pessoa que comenta e vem dar palpite nos comentários das pessoas? Aí Hermes vc deve deleitar a Sonia.
    No mais digo e agora vejo que vc Sonia é uma Verdadeira Hipócrita, e não sabe o que fala, não respeita as opiniões da pessoas, e pensa que a sua opinião que é a certa.
    Pelo que vejo, o povo aí não quer sua opinião, e vc não se toca, e muitos que cometam neste blog são formados em Bacharel em Teologia. eu sou um deles e sei muito bem o que falo, e respeito os comentários das pessoas sem dar minha opinião ao que não fui chamado para isto, entendeu o recado? Sonia.
    Hermes! ajuda aí meu caro! Vc deve proibir pessoas como a Sandra que entram neste blog para dar palpites que não foi chamado questionando as opiniões e comentários de outras pessoas.
    Hermes! Só aceito debater com vc que é proprietário do blog, agora outras pessoas me questionar o que falo, aí eu não aceito ok?
    Dá um delete nessa Sonia aí que tem pessoas que quer comentar e ela não deixa, está interrompendo os comentários e questionado o que não é de seu direito fazer isso, pelo que vi, ninguém pediu a opinião dela.
    cada na sua, dispensamos opinião de terceiros ok?

    ResponderExcluir
  25. Anônimo9:02 PM

    Meu nome é Cristiane e email any.silva@ig.com.br
    Enviei um contanto porém, deu erro. Peço desculpas porque
    o assunto não é relacionado a postagem. Dessa forma terei de tornar público porque no email do contato não foi.

    Quero agradecer por ter em Cristo disponibilizado esse canal onde pude ler de seus textos e aproveitar da luz de suas palavras, isto é, suas por meio do Espírito Santo, porque, nota-se a iluminação bíblica de seus textos.

    Meu coração não é um coração onde habita a paz como no seu por causa de a minha intelectualidade ser muito maior do que a fé em Cristo.

    Não gostaria eu de ter chegado aos meus 36 anos de idade com a mente confusa e dividida, sem ter certeza do que um dia cri.(Creio em Jesus como Salvador Bispo, mas não é da crença que estou falando). Aos 19 anos de idade fui e continuo indo aos cultos da Batista, porém, hoje eu tenho a certeza de Jesus ser Pessoa e não uma ideia, a qual é maior que qualquer tentativa de explicá-lo, enquadrá-lo em apelo.

    Eu todo esse tempo Bispo, (dos 19 anos até aos 36) não consigo saber se sou ou não sou salva.

    ResponderExcluir
  26. Anônimo9:03 PM

    Continuação Cristiane

    Note: A minha mente pensa assim: de tanto me examinar não vejo com clareza, não posso me comparar com pessoas, o coração é enganoso e tenho a impressão que só saberei se sou salva no dia em cruzar a linha desta parte aqui para a outra - sabe...quando perguntam no culto: você está pronto se Jesus voltar hoje? Aí eu penso: não sei.

    Eu procuro viver uma vida onde até eu vim a conhecer os meus pecados no nível da minha consciência não praticá-los mesmo sendo socialmente aceitáveis. Ex: como decidi morar até hoje com meus pais eu não quero o sexo sem compromisso, já que não quero me casar. Sei que casamento envolve o sexo, porém, como é um relacionamento trabalhoso e não quero o trabalho do mesmo, deixo clara a minha posição assim que sou questionada para não entrar em terreno de tentação com os homens. Devolvo o que é de Deus em forma de dízimo porque tenho prazer em sustentar o atual pastor entendendo que ele se dispõe a viver para pregar o Evangelho como sendo sua atividade integral. Tenho necessidade de ajudar um projeto missionário na China porque esse compromisso eu entendo como sendo essencial para entrar Jesus em forma de Bíblia naquelas terras..., mas, óbvio, sei que Jesus não precisa de mim para todas essas questões eclesiásticas e missionárias acontecerem. Ele é Deus e antes de eu saber pronunciar o nome Jesus e ser batizada Ele já era quem É. Relato isso porque o senhor sabe o enredo de um "crente". Mas não pense que eu sou assídua em cultos porque não sou. Eu fiz curso de Administração na faculdade e ás vezes eu fico sistematicamente igrejada no culto e isso me dá sensação de empresa sabe.

    ResponderExcluir
  27. Anônimo9:05 PM

    parte final Cristiane

    Hoje não é que eu não dê valor a igreja, é que eu sei o que Jesus quer que seja Igreja. Entende? Eu enxergo hoje o projeto de Jesus e sei o quanto a casinha com os bancos é figura de linguagem quando você pega a Bíblia e começa a ler e enxergar um Homem-Deus.

    Hoje eu sei que Jesus ter ido a cruz foi por fidelidade e amor a Deus Pai, devolver-lhe a honra e glória de Dono de tudo. Hoje eu enxergo que o mau dentro de mim é sem dimensão, que eu e o assassino passional somos o mesmo, eu a prostituta somos a mesma,e eu não estou atrás de grades é por misericórdia de não ter sido entregue a circunstâncias as quais não me deram oportunidade de revelar ao mundo quem eu sou sem essa misericórdia.

    Mas e salvação Bispo? Um dia ouvi John Piper dizer que ele havia ido a casa de uma senhora de sua congregação para estar presente no momento em que ela deixava esta vida para ajudá-la a partir para a glória no sentido de fazer companhia para ela nos seus últimos momentos de vida sabe...Aí ele disse assim: ela estava pronta.

    Minha questão é Bispo: Consciência de quem Jesus é e o preço que Ele pagou na cruz pelo estrago que foi feito no Éden é algo que eu tenho. Mas eu não sou fiel em aplicar a Bíblia em minha vida, eu não possuo comunhão com Deus. Eu gostaria de viver dando conta das minhas obrigações e só. Ter um compromisso com Jesus e entrar pela porta estreita significa o que para o senhor no sentido de o que é que eu teria de fazer para dizer assim: Enfim salva! Cristo foi lá e pagou para Deus com sangue de vida pura e perfeita algo que eu não poderia pagar nunca, essa dívida eu nasci com ela e se eu não confiar que cruzando a linha da morte eu não tenho essa dívida eu não fico sossegada. Essa vida aqui é tão sofrida que eu penso que só de passar por ela do jeito que ela é já me deixa com vontade de voltar para a barriga da minha mãe, tanto é que nem filhos eu quis ter.

    Eu acho sua vida muito iluminada, o senhor se apegou de um jeito à esperança do que está escrito que vive uma vida que passa esperança.
    Sei que não são todos os crentes que vivem assim, eu não vivo assim. A minha mente absorveu o evangelho desse jeito: Cristiane, cuide de sua vida, auxilie seus pais no que for possível, pague suas despesas em dia, não faça dívidas porque você não sabe quando você pode morrer. E nada de trazer crianças para este mundo, já está muito povoado. Entende? O senhor é o otimismo e eu já sou o pessimismo. Lógico que eu não saio espalhando pessimismo para os outros, isso eu guardo para mim.

    Gostaria de sentar em um banquinho e conversar com John Piper, com o Russell Shedd, com o senhor também, mas...os senhores não testificariam de minha condição espiritual porque não poderiam, não têm essa capacidade.

    Mesmo que seja dura a verdade, por favor, diga o que é estar pronto para estar com Jesus? Que oração eu tenho de fazer para nascer de novo se o vento do Espírito sopra onde quer?

    Não podemos como humanos confiar em nós mesmos nem em sentimentos quando se fala em salvação.

    Por favor, como será que o senhor pregaria para mim se fosse me evangelizar hoje?

    Ore a Jesus e oriente-me por favor, Ele sabe que eu preciso de uma luz.

    Grata!

    ResponderExcluir