Páginas

sexta-feira, outubro 30, 2015

O que não te contaram sobre o Halloween



Por Hermes C. Fernandes

Já perdi a conta das inúmeras advertências que abarrotam as redes sociais acerca do perigo por trás da celebração do Halloween. Segundo alguns, isto abriria uma brecha para a entrada de demônios em nossos lares. Deixando de lado as teorias mirabolantes que demonizam a festa, o que, de fato, significa tal celebração?

Para começo de conversa, "Halloween" é simplesmente uma contração de All Hallows 'Eve (Véspera de Todos os Santos). A palavra "Hallow" significa "santo", ("Hallowed Be Thy Name" = "Santificado seja o Teu Nome"). O Dia de Todos os Santos é comemorado em primeiro de novembro. É a celebração da vitória dos santos em união com Cristo. A observância de várias celebrações de Todos os Santos surgiu no ano 300, e estes foram unidos e fixados em primeiro de novembro 700 anos depois. A origem do Dia de Todos os Santos e de Véspera de Todos os Santos (Halloween) no Mediterrâneo não tem nada a ver com o druidismo celta ou com a luta da Igreja contra o druidismo, de onde viriam as tais bruxas (presume-se que não houve sequer qualquer coisa como druidismo, que na verdade seria um mito inventado no século 19 por neo-pagãos). 

Na Primeira Aliança, a guerra entre o povo de Deus e os inimigos de Deus foi travada no plano humano contra os egípcios, assírios, etc. Com o advento da Nova Aliança, no entanto, a nossa batalha principal é contra os principados e potestades, contra anjos caídos e demônios que cativam os corações e as mentes dos homens na ignorância e no medo. Estamos certos de que através da oração, fé, e obediência, os santos de todas as eras hão de ser vitoriosos em sua luta contra essas forças demoníacas. O Espírito nos assegura: "O Deus de paz esmagará Satanás debaixo dos vossos pés em breve" (Romanos 16:20). 

Não estou aqui defendendo a celebração de tal festa, mas apenas oferecendo uma versão diferente daquela que geralmente tem sido ensinado nas igrejas. Conhecer nunca é demais. 

Nos Estados Unidos, maior nação protestante do mundo, muitos cristãos celebram sem qualquer culpa. As próprias igrejas usam seus estacionamentos para venderem abóboras que são usadas durante a celebração. No primeiro ano nosso lá, tivemos muito receio de abrir as portas para as crianças que batiam pedindo doces. Mas depois, verificamos que tudo não passa de uma brincadeira ingênua, e passamos distribuir doces e balas para as crianças que lá chegavam dizendo "doce ou travessura". 

Quanto à celebração desta festa em solo brasileiro, não vejo com maus olhos, mas também não acho que seja necessário importar mais uma festa estrangeira, tendo em vista nossa riqueza cultural. Sem contar que para nós, protestantes, há uma celebração muito mais importante que não pode ser ofuscada por qualquer festa popular. 

A propósito, Feliz Dia da Reforma para todos! A Reforma Protestante deve ser celebrada como uma vitória de todos os santos, tanto daquela era, quanto da nossa.

19 comentários:

  1. Anônimo9:23 AM

    É claro que tem, o joio está misturado do meio do trigo nas igrejas.
    E temos líderes evangélicos das igrejas atuais e seus seguidores, os chamados crentes comparsas do falso evangelho, que são uns Verdadeiros bruxos, com falsa cura, falsa doutrina bíblica original de
    Jesus e dos apóstolos, são os halloween disfarçados, e sem máscara,
    tem que ser sem máscara se não dá muito na cara,
    Tem que despistar para pegar os trouxas .
    Alguns líderes de igrejas se salvam, mas são poucos, o resto todos
    no maligno, e, trazem o pecado e prazeres com suas doutrinas da carne que o mundo oferece, e levam para dentro das templos das igrejas evangélicas, se deliciar no pecado.
    É claro que exite nas igrejas evangélicas halloween, Satanás, inferno, lago do fogo e enxofre.
    Jesus Cristo muito em breve voltará para buscar sua igreja santa e imaculada, buscar os seus fiéis que não contaminam com o mundo e seus prazeres que diz não! Para o mundo.
    Vc irmão! Está pronto para encontrar com Jesus? Ou está nesta de morno, aceitando isto aí, mas Jesus Cristo lhe diz no livro de Apocalipse 3.15,16 o seguinte: Eu sei que tuas obras, que nem és frio nem quente. Tomara que foras frio ou quente!
    Assim, porque és morno e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
    O que posso dizer é: Maranata Jesus Cristo meu Senhor.

    ResponderExcluir
  2. Claudio10:36 AM

    Hermes vc quer coisa pior do que os Israelitas depois de serem libertos das garras de faraó, atravessarem o mar vermelho, viram a glória de Deus sobres toda hora, e ainda fizeram um bezerro de ouro para adorar no lugar de Deus?
    Fizeram foi um Halloween mesmo.
    Mas Deus destruiu quase todos, se salvaram para a terra prometida, alguns jovens, e crianças, Josué e Calebe, o resto do povo Deus eliminou a todos.
    Toda glória só pertence a Jesus Cristo e mais ninguém neste mundo.
    Tudo esta errado nas igrejas! E estamos hoje pagando o preço da desobediência dos nosso antepassados, e pagando o preço também da desobediência dos líderes de igrejas evangélicas atuais, que insistem em trazer do mundo, seu prazeres e suas atrações para dentro das igrejas dos templos.
    Dá pra ser feliz com este evangelho aí que estão pregando? É um evangelho de morte!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8:31 AM

    Vc Hermes é um Halloween meu caro! Totalmente joio.

    ResponderExcluir
  4. Mande calar estes sepulcros caiados....
    Muito bom Hermes.... Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo3:11 PM

    Meu caro António Matos, alguém te chamou na conversa?
    Sai da linha meu caro! Além do mais vc tem cara de doente mental, olha seu retrato aí meu caro.
    Vc deve ser outra ovelha assado da igreja, ou seja, melhor dizer seita do Hermes.
    Vai lá na esquina e vê se eu estou lá, se eu não tiver la, volte e me fale que eu não estou lá ok?
    Urubu que caça carniça!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo12:41 PM

    Gente, esse Anônimo(não eu, eu sou outro Anônimo rs) falando do Antonio Matos, que cristão é esse? Precisa chamar pra comentar aqui? Ofendendo o cara de doente mental, isso é atitude de um cristão, Anônimo? Que modos são esses?

    ResponderExcluir
  7. Não concordo com suas ideias sobre Halloween, pode procurar mas em suas pesquisas, isso não tem nada com cristãos. Que tentativa horrivel de inversão das coisas.

    ResponderExcluir
  8. Não acho pecaminoso,porém desnecessário....A festa que deu origem ao Halloween é o Samain,uma espécie de 'Revelion' da cultura celta...
    Os celtas não eram um povo,nem uma raça,mas um conjunto de civilizações que partilhavam a mesma língua e cultura. Provavelmente surgiram no sul da Alemanha atual,através da cultura Urnfield,por volta de 1200 a.C.,depois migraram para a Gália Transalpina(França atual),com a cultura Hallstatt,cerca de 700 a.C. e,por fim,a cultura La Tène,na Bretanha(atual Inglaterra,Escócia e País de Gales) e Normandia atual,na França em 500 a.C.
    Os celtas não possuíam escrita,como aliás todos os povos germânicos,então tudo que sabemos deles nos foi contado por cronistas gregos e romanos. Eram pagãos,como aliás todos os povos indo-europeus que habitavam o vale do Reno.Os romanos tentaram fazer uma miscelânia com a cultura celta,mas como esperado,saiu tudo confuso.Júlio César chamava Lug de Mercúrio,Ogmios de Marte e Taranis de Júpiter.Isso foi algo estúpido. Lug nunca foi deus do comércio,nem Ogmios deus da guerra ou Taranis o chefe de outros deuses. As concepções mitológicas celtas estavam mais próximas das concepções cristãs do que os paganismos helênico e latino.Por isso a adaptação para os EUA,a partir da Inglaterra foi tão fácil.
    Os celtas,como aliás cada povo da antiguidade,tinha seu próprio calendário. O ano iniciava com a festa do IMBOLC. Esta era uma espécie de 'festa de fertilidade das ovelhas',onde muitas pessoas ofereciam leite de ovelha para a deusa Brigite,na forma de um carvalho(desperdiçavam leite o derramando na raiz da árvore).Era cerca de 1º de abril,e marcava o inicio da primavera(hemisfério norte). Depois vinha a festa de BELTAINE,em honra ao deus Belenos,onde se celebrava o caráter sagrado do carvalho.Era feita por volta de 1º de maio. Depois,por volta de 1º de agosto,era feito a festa LUGHNASA,ou festa do deus Lug. Colocava-se um jovem para lutar com um alto membro da tribo para provar sua 'macheza'(sexismo puro!!!!). E,por último,vinha o ANO NOVO CELTA ou SAMAIN. Era feito na noite de 31 de outubro para 1º de novembro.O SAMAIN era uma celebração ao fim de verão.Os celtas acreditavam tratar-se de uma noite mágica,em que jovens se uniam em sexo com cisnes,que assumiam a forma humana para isso.Esta festa era pra marcar a celebração do casamento de dois deuses,e muitas coisas ocorriam.
    Como se vê,eram festas simples de povos simples.Mas tinham sua base em idolatrias,como a dos nossos povos indígenas.Eu não faria celebração.Quando essa festa chegou aos EUA,já chegou mudada,e na própria Inglaterra já sofreu alterações.Mas parabéns pelo seu texto pastor.Gosto do seu jeito de querer esclarecer o povo.PAZ!!!!

    PS:.Antes que me esqueça,para não pagarem mico...STONEHENGE NADA TEM A VER COM POVOS CELTAS,POR FAVOR...rsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Pois é... é uma festa meio bobinha e de mau gosto, mas não pode ser tida como o símbolo do mal a ser enfrentado. Quem adora esse tipo de confronto simplório "bem x mal" são aqueles que fazem espetáculos remunerados de "descarrego", os macumbeiros gospel que vendem água do rio santo, meia do apóstolo, chapéu do bispo... Eles gostam desse "inimigo" facinho de meter o porrete...
    Quem dera o mal do mundo fosse tão óbvio quanto umas caveirinhas de plástico feitas na China...

    Mas tem uma festa estadunidense que deveria ser importada: o Dia de Ação de Graças. Esse sim.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo8:52 AM

    Hermes, retiro o que falei do Antonio Matos, o sujeito aí não é doente mental, é um débil mental melhorou esta colocação?
    E para o anônimo que defende ele, vc não é débil metal, é outro(a) esquizofrênica, é comparsa do donte mental do Antonio Carlos.
    Raça de víboras, bando de joios do inferno.
    Vão ler bíblia meus caros e pare de frequentar a ceita do Hermes a igreja reina que vão se dar mal, lá tem Halloween, e todos os tipos de diversão mundana, entre lá e desgustem o parto de satã.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo11:14 AM

    Então vou ajuntar com o Antonio Matos também o doente mental o Hermes, está satisfeito agora anônimo.
    A igreja do Hermes a reina não celebra culto, faz é Halloween ao vivo.

    ResponderExcluir
  12. Não gosto desse tal Halloween. É uma cultura estranha e infiltrada recentemente por força de modismos importados de acordo com interesses de massificação e globalização das bobeiras norte-americanas de consumo das antigas culturas pagãs, que hoje se prestam para popularizar o que há de medonho e horripilante habitando o imaginário humano, a literatura e seus derivados. É, em resumo, o culto ao horror, pregado às nossas crianças e adolescentes.
    Também não gosto das mesmas versões tupiniquins de sacis, curupiras e outras figuras medonhas que habitam o folclore nativo. Não vejo por que tentar abrasileirar um hábito e folclore estrangeiro.
    Igualmente, observo o esperneio cristão em relação à origem pagã da festividade com a misericórdia de quem observa o roto criticar o alquebrado, o portador da trave a criticar aquele que tem o cisco no olho.
    São rápidos em condenar a festividade pagã exercida por gente inocente, sem discernir que toda a base ritual e conceitual do cristianismo é também pagã nos seus detalhes mais fundamentais. Fazem seus cultos a uma trindade no dia do sol, bebem sangue simbólico e realizam rituais de morte e ressureição. Não lhes falta acusação na bíblia.

    ResponderExcluir
  13. Gente,eu vi aqui criticos do pastor Hermes escreverem seita com 'C',dizerem que o paganismo da festa fazia honra a uma 'trindade solar'...tudo errado!!!! Realmente a origem do SAHMAIN é pagã,e desaconselho aos cristãos praticá-los,mas não tinham essa de TRINDADE SOLAR....Os celtas faziam o casamento do deus tribal com a deusa da natureza.Eram muito simples,tal qual nossos nativos,mas eram pagãos. Não sei o quanto o pastor Hermes pesquisou para isso,mas a festa HALLOWEEN não tem origem cristã. O NOME DA FESTA HALLOWEEN,ISSO SIM,É DE ORIGEM DO PROTESTANTISMO!!!! O nome tem sua origem na Escócia,e trazido na colonização britânica aos EUA...A adaptação da festa não vejo como pecado,mas desnecessário....PESQUISEM BEM ANTES DE CRITICAR O PASTOR HERMES...E ESCREVAM CORRETO TAMBÉM!!!!
    Paz!!!!

    ResponderExcluir
  14. Anônimo1:56 PM

    Meu caro Luiz Gustavo, eu escrevi ceita com C porque eu estudei na pátria educadora do PT entendeu? Hehehehe.
    O povo só entende quando escreve errado, e vc entendeu, e deu a resposta nê?
    Portanto, o que é errado na pátria educadora do PT, é o certo.
    Mas para que essa crítica idiota meu caro fanático Luiz Gustavo seguidor da seita do guru Hermes.
    Meu caro, existe um teclado no CPU, que pelo que sei, pode ter erro ao digitar como eu digitei ok?
    Não me venha com lição de moral, que vc não tem nenhuma.
    Meu caro não estamos discutindo que origem veio esta porcaria aí, o que vemos é que esse tal de Halloween só dá pessoas cultuando bruxos e ponto final.
    Vc não acha que cultuar ao Senhor o Deus Vivo é o que cristão deve fazer? Ou o Halloween é melhor hein?
    bando de joios do inferno

    ResponderExcluir
  15. Bom,em 1º lugar não sei onde arrumaste teclado na CPU,mas tudo bem....a CPU(Central Processing Unit ou Unidade Central de Processamento) dos PCs nem o gabinete é,mas uma pecinha de alguns centímetros que é o 'cérebro' aritimético do computador...se ti referes ao hardware chamado teclado,tudo bem...rsrsrs...
    Em 2º lugar,estudaste na pátria educadora?Azar seu...eu estudei em colégio militar,mas faço faculdade no IFRJ-Caxias,que foi fundado pelo PT,e lá não se escreve seita com 'C'....rsrsrsrs
    Em 3º lugar,não me conheces para saber se tenho moral ou não...mas uma coisa pode estar certo que não tenho:IGNORÂNCIA!!!
    Em 4º lugar,admiro o pastor Hermes,embora NÃO CONCORDE COM CRISTÃOS EM HALLOWEEN,COMO TAMBÉM COM CONCORDO COM CRISTÃOS EM PÁSCOA,FESTA DOS TABERNÁCULOS,FESTA DO PURIM,etc...O mundo judaico ou celta não é nosso mundo!!! Somos Igreja,e isso nos diferencia,inclusive,de Israel....Apenas admiro o pastor Hermes de sempre tentar informar seu povo sobre A ORIGEM DAS COISAS,INFORMAÇÕES QUE A MAIORIA DOS EVANGÉLICOS LATINOS DESPREZAM....Luto para retirar das igrejas resquicios judaicos,romanos(casamento religioso e aliança) e celtas....NÃO FAZ IDEIA DE QUANTAS IMBECILIDADES O POVO CRISTÃO SEGUE...
    Em 5º lugar,se ler meus textos que escrevi direito,verás que não concordei com o uso disso em meio cristão,embora apóie o pastor Hermes,pois sei da beleza de seu trabalho....
    Paz!!!!

    ResponderExcluir
  16. E tem um detalhe a mais,por que sou contra festas judaicas e celtas? Simples:Porque nenhuma delas é para nós...Jesus celebrou a páscoa,mas NÃO EXISTE MANDAMENTO BIBLICO PARA A CELEBRARMOS,SOMENTE FICAMOS FELIZ POR ELA....A morte e ressurreição de Cristo é uma realidade a ser lembrada,mas precisa de páscoa para isso?Não!!! PÁSCOA É FESTA JUDAICA,NÃO CRISTÃ...SE DISSERAM OUTRA COISA, ESTÃO LHE ENGANANDO.
    O SAHMAIN mostra sua origem,mas poucos sabem...o importante a saber é que cristãos vivem num mundo à parte,sem festas judaicas ou celtas...
    Paz!!!!

    ResponderExcluir
  17. Anônimo4:15 PM

    Hermes para terminar com esse blá-blá-bla, com o Luiz Gustavo ok?
    Só por causa de um simples erro de digitação esse camarada aí da sua seita Hermes vem jogar pedra? Estamos na democracia do PT, da pátria educadora.
    Meu caro Luiz Gustavo, vc não entendeu a tal de pátria educadora não? E também o CPU não? Mas vc estuda agora na pátria educadora do PT na IFRJ em Caxias subúrbio do Rio Janeiro nê? Acabou de dizer isso, rssss.
    Mas agora falando sério meu caro, eu também não só estudei em um colégio Militar do Exército, como sou um oficial Coronel do Exército Brasileiro no 12º Batalhão de Infantaria em MG ok?
    Claro que eu estava de gozação no que falei e escrevi, e errei ao digitar seita com C, foi apenas um erro de digitação ok? É Seita está satisfeito agora?
    Luiz Gustavo ser um oficial Coronel do Exército Brasil Brasileiro como sou é se ignorante? Só por causa de um erro de digitação ceita? Presta atenção meu caro .
    Sou formado em Bacharel em Direito, e como já disse, vc apenas estudou no colégio militar, eu sou um Militar de alto escalão, e não me venha com migalhas rssss.
    Tenho todo repeito pelo Hermes, só não concordo com alguns textos que ele escreve com esse ok?
    Já estou aqui nessas entre linhas há anos nesse blog do Hermes fazendo meus comentários.
    E digo, gosto muito como o Hermes faz, deixa todos comentar mesmo aqueles que não concorda com ele, e coloca texto que leva as pessoas a pensar e debater, o certo ou errado, o que não é o seu caso que gosta de atirar a pedra primeiro nê? espertinho?
    Um abraço Luiz Gustavo.

    ResponderExcluir
  18. Está explicado...meu pai era militar também....por isso a sua escrita errada. Os colegios militares(inclusive a EsPCEX) tem um índice alto de matérias exatas,mas são muito fracos de escrita. Por isso perdem para o colégio Pedro II,por exemplo.O comandante do quartel do meu pai era um bêbado inveterado. Mas o mais me chamou atenção foi você ter interpretado meu apoio ao Pr. Hermes como conivência(Guru Hermes,como você chama),e se esconder atrás de um perfil anônimo para chamar os outros de JOIO DO INFERNO,sem ao menos conhecer o que defendem....
    Conheço o meio que você vive,não desejaria nunca pra ninguém....o militarismo latino é pobre de mente...
    AGORA,O QUE DEFENDO É NA SEPARAÇÃO DA IGREJA DE TUDO...INCLUSIVE DE FESTAS ROMANAS,JUDAICAS OU CELTAS....A IGREJA NÃO PODE,SEQUER,SE PARTIDARIZAR....
    Fp 3:20
    A Paz anônimo,e Pr. Hermes também....encerro por aqui!!!!

    ResponderExcluir
  19. Anônimo9:28 PM

    Luiz Gustavo, Já disse que foi um erro de digitação e vc vem com a mesma conversa fiada? tenha dó!
    Não gosto de ficar dando satisfação para paisanos, mas finalizo com vc Luiz Gustavo nessa entre linhas.
    Para vc que está totalmente mal informado Luiz Gustavo, fique sabendo que o índice de aprovação nas universidades em todo Brasil, os estudantes estudaram em colégios Militares ok? Principalmente aqui em Minas, no curso de medicina de 10, 7 estudantes que foram aprovados são estudantes do Colégio Militar do Exército .
    Então quem é rico de mente é os comunistas como vc? E que estuda no subúrbio do Rio de Janeiro na pátria educadora do PT?
    Está explicado seu posicionamento contra os Militares.
    Vc vem dizer que os Militares são pobres de mente, e que escreve errado? Sendo que pai foi um militar? Vc não respeita nem seu pai meu caro e quer que eu respeito vc? Meninão .
    Vai repeitar os outros primeiro, para que vc seja respeitado ok?
    Digo a vc meu caro Luz Gustavo, nós os militares temos o dever de defender a nossa Pátria Brasil contra ataques dos comunistas e pessoas com vc ok? Doa a quem doer.
    Eu sou anônimo, sou um Militar entendeu?
    Hermes, não vou tomar mais os seu espaço ok? Tenho mais o que fazer, não vou mais perder meu tempo com um meninão que não respeita si quer o pai dele.
    E foi até bom vc me lembrar de Caxias aí no Rio, vamos ficar de olho em vcs.

    ResponderExcluir