quarta-feira, setembro 11, 2019

0

QUEM SÃO NOSSOS INIMIGOS?



Por Hermes C. Fernandes

Disseram-nos que os inimigos eram os índios. Tomamos-lhes as terras e os exterminamos.

Disseram-nos que os inimigos eram os comunistas. Dividimos o mundo em dois: nós e eles. Vivemos décadas na expectativa de que o mundo acabasse numa guerra nuclear.

Disseram-nos que os inimigos eram os árabes. Pusemos na conta deles o maior atentado terrorista da história. Invadimos seus países. Matamos inocentes. Roubamos seu petróleo. Tudo do que precisávamos era de uma boa justificativa para saciar nossa ganância.

Estão dizendo que os inimigos são os refugiados e imigrantes, porque supostamente roubam nossos empregos, ameaçam nossa cultura e representam um enorme gasto ao estado. Será que não percebem que eles são efeitos colaterais de tudo que foi dito antes?

Estão dizendo que os inimigos são os LGBT’s. Inimigos da família, dos bons costumes, da moral cristã. E hoje, somos o país que mais mata LGBT no mundo. Os púlpitos de nossas igrejas estão cobertos pelo sangue desta população tão desprezada. Cada discurso de ódio travestido de piedade cristã é munição para quem só precisa de licença para matar.

Estão dizendo que os inimigos são os adeptos de religiões de matriz africana. Demonizamos sua cultura, seus ritos, seus deuses. Invadimos e destruímos seus terreiros. Tudo para justificar nosso racismo idiota.

Não permita que eles digam a quem você deve odiar, nem lhes dê procuração para exterminá-los como se fossem seus inimigos.

O alvo agora são eles. Amanhã poderá ser você.

Qualquer um cuja existência ameace emperrar a máquina será combatido até que seja varrido do mapa. Nunca pouparam ninguém. Você não será exceção.

Quando perguntado por um jovem mestre da lei sobre a quem deveria amar, Jesus contou uma parábola sobre um moribundo que foi ajudado justamente por aquele a quem ele havia aprendido a odiar: um samaritano.

Como diria Mandela, ninguém nasce odiando. Se o ódio é aprendido, o amor também o é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário