domingo, outubro 24, 2010

16

Minha filha Rayane fez 20 anos hoje!

Revelyn, nossa caçula, Tânia, Rayane, eu e Rhuan

Há exatos 20 anos, num hospital do Méier, Zona Norte do Rio de Janeiro, nascia nossa filha Rayane. Aproveitamos uma viagem que fizemos a Stuart, para o casamento do sobrinho da Margareth, que foi minha professora de Direito e Economia na Brasil, para comemorarmos o aniversário de nossa eterna menina.

Ela foi o instrumento de Deus através do qual, há quinze anos, eu pude conhecer a Sua surpreendente graça.

Aos vinte e cinco anos, meu ministério sofreu uma reviravolta. Deus presenteara a mim e a minha esposa Tânia com uma filha especial. Aos cinco anos, Rayane jamais andara ou falara. Depois de recorrer a vários especialistas, ouvimos de uma médica boliviana na ABBR do Jardim Botânico que nossa filha jamais andaria. Isso embaralhou minha cabeça. Como eu poderia continuar pregando o Evangelho, se minha própria filha era impossibilitada de andar? Como as pessoas dariam crédito à minha pregação?

Numa manhã de sábado acordei com um forte desejo de orar. Pedi à minha esposa que não queria ser interrompido. Tranquei-me no quarto comecei a me desabafar com Deus.

Minhas palavras foram mais ou menos assim: - Senhor, não é justo que minha filha continue assim. Lembra de tudo o que tenho feito pela Tua obra. Lembra que tenho gasto toda minha juventude pra Ti. Lembra dos meus sacrifícios. Meu pai tem dedicado trinta anos de sua vida em Tua obra. Até quando, Senhor, minha filha será a vergonha do meu ministério? Era como se eu estivesse cobrando de Deus a sua cura, respaldado em meus méritos pessoais.

De repente, senti que algo estava acontecendo. Calei-me, e aguardei. Uma voz doce e suave dirigiu-se ao meu coração: - Desde quando suas boas obras lhe dão o direito de me cobrar alguma coisa? Eu não lhe devo nada. E o que eu faço na vida do homem, não é por seus méritos, mas pela minha Graça.

O conceito de graça desafiava meu entendimento e contrariava boa parte daquilo que havia aprendido acerca das coisas de Deus. Mesmo relutante, abri minha Bíblia, e comecei a ler a carta de Paulo aos Romanos. A sensação que eu tinha era de que vendas haviam sido retiradas dos meus olhos. Estava tudo ali. E eu, nascido e criado na igreja, pastor há oito anos, ainda não havia percebido. Foi, de fato, uma revelação. Escamas caíram dos meus olhos. Uma indizível alegria tomou de assalto o meu coração.

Eu e Tânia resolvemos marcar um culto de ação de graças pela vida de Rayane. Pela primeira vez, expus publicamente o problema de nossa filha. Até aquele dia, eu sempre orientava minha esposa a manter nossa filha fora dos olhares curiosos dos irmãos da igreja. Elas costumavam se sentar no último banco, e antes que o culto terminasse, Tânia a levava para meu gabinete.

Dias depois, num culto de Domingo a noite, no momento do ofertório, minha esposa tirou da bolsa uma oferta. De repente, Rayane tomou o dinheiro de sua mão, levantou-se, e foi caminhando até a frente do púlpito. Todos ficaram pasmados, inclusive eu. Alguns, emocionados, começaram a chorar. E eu, com a voz embargada, não sabia como reagir àquilo que Deus fazia diante dos meus olhos. Minha filha, finalmente, caminhava pela primeira vez, sem jamais sequer ter engatinhado!

O que aprendi com Rayane

Aprendi a vencer pelo silêncio, a não me preocupar em provar nada pra ninguém.

Rayane me mostrou que é da fraqueza que Deus tira a fortaleza. Que a vergonha de hoje, é a glória de amanhã. Sem qualquer palavra, Rayane nos tem transmitido o mais belo sermão de amor e graça.

Obrigado, filha. Obrigado, Senhor, por nos ter confiado uma vida tão preciosa.

Quando o mundo me decepcionar, olharei para seus olhos puros e meigos, e recobrarei meu ânimo e esperança de um mundo melhor.

Te amo tanto, Ray! Feliz Aniversário!

16 comentários:

  1. Parabéns para nós Rayane ! è bom fazer parte da sua história ... bjs !

    ResponderExcluir
  2. Deus seja louvado.
    Parabéns pela filha tão especial.

    ResponderExcluir
  3. "Desde quando suas boas obras lhe dão o direito de me cobrar alguma coisa? Eu não lhe devo nada. E o que eu faço na vida do homem, não é por seus méritos, mas pela minha Graça."

    Seu herege! E os nossos direitos como filhos de Deus? Temos que reivindica-los. Ou você não ouve as pregações do missionário? Aprenda isto: fomos chamados como cabeça e não como cauda. Segundo esta sua heresia os meus olhos cor de mel não valem de nada, e os meus talentos? E as minhas habilidades? Onde ficam?

    Faça-me o favor.

    Hermes, brincadeiras à parte, quero parabenizar sua família por esta data. Espero que sua família continue unida e trabalhando em prol do Reino de Deus.

    Graças a Deus que nos escolheu e nos elegeu, segundo a sua Soberana vontade para que nenhum homem se glorie perante Ele.

    Soli Deo Gloria!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Rayane. Que o senhor Deus e pai continue abençoando sua vida e a dos teus, mais e mais em Cristo Jesus para louvor da sua glória. Paz!

    ResponderExcluir
  5. Felicidades Rayane, e ao papai Hermes que testemunho humilde, que me trouxe força e esperança... faço minhas as suas palavras... a vergonha de hoje é a glória de amanhã!
    Obrigada por este testemunho!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Rayane, Deus te abençoe abundantemente...Você é um milagre!!

    Pr. Hermes o vídeo que o senhor conta a história da Ray é tremendo... Falou muito ao meu coração.

    Deus te abençoe meu irmão!!

    www.michelineblogs.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Hermes, que bênção mais um ano de vida da Rayane! Que O Senhor a conduza sempre e sempre nos ensine através dela... Um abraço a todos vocês...estão longe, mas estão perto!

    André Sanchez

    ResponderExcluir
  8. Linda família, e lindo testemunho! Fortalece a fé de quem lê! Obrigada por compartilhar. Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, Rayane!
    Parabéns, mamãe Tânia e papai Hermes.
    Meus parabéns, família abençoada e agraciada pelo Senhor Jesus.

    Abraços a todos...

    ResponderExcluir
  10. Barbosa10:31 AM

    IRMÃO HERMES,GRAÇA E PAZ DE JESUS CRISTO DE NAZARÉ.
    MEU IRMÃO DEUS AMA A RAYANE E TODA SUA FAMÍLIA.
    Parabéns,para a Raynan mas TAMBÉM à todos os seus,que temem ao Senhor "O DEUS TODO PODEROSO O GRANDE EU SOU,E A SUA PALAVRA LIBERTADORA QUE DÁ VIDA ETERNA".
    Meu irmão HERMES,vc esta cumprindo o que diz nas escrituras! Ensina a criança o caminho que que deves andar,que quando crescer não desviará dele.
    Meu irmão amado em Jesus Cristo,deixo uns versículos para meditação.
    Provérbios 8.32,34,35; e 9.9,11 que diz: Agora,pois,filhos,ouvi-me,porque bem-aventurados serão so que guardam os meus caminhos.
    Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos,velando às minhas portas cada dia,esperando às ombreiras da minha entrada.
    Porque o que me achar achará a vida e alcançará favor do SENHOR.
    Dá instrução ao sábio,e ele fará mais sábio;ensina ao justo,e ele crescerá em entendimento.
    "PORQUE,POR MIM,SE MULTIPLICAM OS TEUS DIAS,E ANOS DE VIDA SE TE ACRESCENTARÃO".
    DEUS TE ABENÇÕE IRMÃO HERMES,E TODA A SUA FAMÍLIA AMADA DE CRISTO!

    ResponderExcluir
  11. olá, meu bispo! Dentro de instantes estarei iniciando um grupo familiar na cidade de Criciúma, na casa da diretora da APAE (Associação de Pais e Amigos Especiais). Isso aconteceu por causa dos capítulos que escrevi sobre os especiais em dois de meus livros, e Rayane foi quem me inspirou a escrevê-los. Obrigado Rayane, por existir e nos iluminar! E parabéns por mais um aniversário!

    ResponderExcluir
  12. A todos que comentaram e felicitaram a minha filha, muitíssimo obrigado. Ela ficou super alegre e eufórica.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo9:52 PM

    Parabéns Rayane
    Que a graça de Deus possa continuar abundando a sua vida

    Carlos Neca

    ResponderExcluir
  14. Muito atrasado os meus parabéns... mas a emoção de ler o que a graça do Senhor é capaz de fazer, me motiva a desejar que Cristo abunde cada vez mais nesta família.

    Abraços,
    Ir Cícero
    www.ciceroservodecristo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Parabéns Rayane!!!!!!!!!
    Que o amor de DEUS nosso pai, a graça salvadora de nosso senhor e salvador JESUS CRISTO e as doces consolações do ESPIRITO SANTO esteja e permaneça pra sempre com voçê e sua família...

    Antôni Acácio

    ResponderExcluir