segunda-feira, julho 26, 2010

14

Quando a Graça capacita os incapazes...

No dia 08 de fevereiro de 2009, uma multidão acompanhou emocionada a consagração de Rayane, minha filha especial e primogênita.
Desde os dezoito anos, tem demonstrado o desejo de trabalhar na igreja ao lado de seus pais e irmãos.

Apesar de suas limitações, ela não tem medido esforços, e muitas vezes tem surpreendido a todos. Quer recebendo as pessoas com carinho, ou ajudando em outras tarefas, principalmente animando o período de louvor, Rayane tem sido um instrumento da graça de Deus. Quem duvida de sua capacidade em trabalhar para Deus precisava vê-la subindo morro, comprimentando a todos, até traficantes fortemente armados, com seu singelo sorriso, e visitando famílias ao lado dos seus pais.

Rayane e meu encontro com a Graça

Ela foi o instrumento de Deus através do qual, há quinze anos, eu pude conhecer a Sua surpreendente graça.

Aos vinte e cinco anos, meu ministério sofreu uma reviravolta. Deus presenteara a mim e a minha esposa Tânia com uma filha especial. Aos cinco anos, Rayane jamais andara ou falara. Depois de recorrer a vários especialistas, ouvimos de uma médica boliviana na ABBR do Jardim Botânico que nossa filha jamais andaria. Isso embaralhou minha cabeça. Como eu poderia continuar pregando o Evangelho, se minha própria filha era impossibilitada de andar? Como as pessoas dariam crédito à minha pregação?

Numa manhã de sábado acordei com um forte desejo de orar. Pedi à minha esposa que não queria ser interrompido. Tranquei-me no quarto comecei a me desabafar com Deus.

Minhas palavras foram mais ou menos assim: - Senhor, não é justo que minha filha continue assim. Lembra de tudo o que tenho feito pela Tua obra. Lembra que tenho gasto toda minha juventude pra Ti. Lembra dos meus sacrifícios. Meu pai tem dedicado trinta anos de sua vida em Tua obra. Até quando, Senhor, minha filha será a vergonha do meu ministério? Era como se eu estivesse cobrando de Deus a sua cura, respaldado em meus méritos pessoais.

De repente, senti que algo estava acontecendo. Calei-me, e aguardei. Uma voz doce e suave dirigiu-se ao meu coração: - Desde quando suas boas obras lhe dão o direito de me cobrar alguma coisa? Eu não lhe devo nada. E o que eu faço na vida do homem, não é por seus méritos, mas pela minha Graça.

O conceito de graça desafiava meu entendimento e contrariava boa parte daquilo que havia aprendido acerca das coisas de Deus. Mesmo relutante, abri minha Bíblia, e comecei a ler a carta de Paulo aos Romanos. A sensação que eu tinha era de que vendas haviam sido retiradas dos meus olhos. Estava tudo ali. E eu, nascido e criado na igreja, pastor há oito anos, ainda não havia percebido. Foi, de fato, uma revelação. Escamas caíram dos meus olhos. Uma indizível alegria tomou de assalto o meu coração.

Eu e Tânia resolvemos marcar um culto de ação de graças pela vida de Rayane. Pela primeira vez, expus publicamente o problema de nossa filha. Até aquele dia, eu sempre orientava minha esposa a manter nossa filha fora dos olhares curiosos dos irmãos da igreja. Elas costumavam se sentar no último banco, e antes que o culto terminasse, Tânia a levava para meu gabinete.

Dias depois, num culto de Domingo a noite, no momento do ofertório, minha esposa tirou da bolsa uma oferta. De repente, Rayane tomou o dinheiro de sua mão, levantou-se, e foi caminhando até a frente do púlpito. Todos ficaram pasmados, inclusive eu. Alguns, emocionados, começaram a chorar. E eu, com a voz embargada, não sabia como reagir àquilo que Deus fazia diante dos meus olhos. Minha filha, finalmente, caminhava pela primeira vez, sem jamais sequer ter engatinhado!

A partir desta experiência, nosso ministério sofreu uma guinada radical, e hoje está estabelecido sobre o tripé: graça, reino e amor.

Rayane foi eleita como a mascote da Militância Reinista, que reúne centenas de obreiros voluntários espalhados pelo Rio de Janeiro e fora dele, e que além de atuarem em nossas congregações locais, também atuam no Projeto Tesouro Escondido, braço social da REINA.

Não houve quem não chorasse, emocionado no momento da consagração. Logo após, Rayane ajudou aos demais obreiros em suas tarefas, devidamente uniformizada.

O que tenho aprendido com Rayane

Aprendi a vencer pelo silêncio, a não me preocupar em provar nada pra ninguém.

Rayane me mostrou que é da fraqueza que Deus tira a fortaleza. Que a vergonha de hoje, é a glória de amanhã. Sem qualquer palavra, Rayane nos tem transmitido o mais belo sermão de amor e graça. Ela é o que é. Frágil, doce, sincera, espontânea.

Aprendi com minha filha que Deus usa os incapazes aos olhos humanos para confundir os que se acham detentores da razão. Aprendi que o importante não é ter a última palavra, e sim, dar o primeiro passo em direção ao outro, ainda que seja para pedir perdão.

Obrigado, filha. Obrigado, Senhor, por nos ter confiado uma vida tão preciosa.

Quando o mundo me decepcionar, olharei para seus olhos puros e meigos, e recobrarei meu ânimo e esperança de um mundo melhor.

14 comentários:

  1. Barbosa9:22 AM

    Irmão HERMES,Graça e Paz.
    DEUS disse: Agindo EU Quem me impedirá!
    No livro de Mateus 8.16,17 diz: " E,chegada a tarde trouxeram-lhe muitos endemoniados,e Ele,com a sua Palavra,expulsou deles os espíritos e curou a todos os que estavam enfermos,para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isáias,que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças.
    DEUS diz: Eu sou o SENHOR,que te sara (como redentor). DEUS continua sendo o médico dos médicos do seu povo,no decurso do AT,sempre que os seu povo sinceramente se dedicavam a buscar a sua face e obedecer à sua Palavra ver 2 Reis 20.5; Salmos 103.3.
    A provisão da expiação de Jesus Cristo.
    A morte expiatória de Jesus foi um ato perfeito e suficiente para redenção do ser humano total-espírito,almas,e corpo. Assim como o pecado e a enfermidade são gigantes gêmeos,destinados por Satanás para destruir o ser humano,assim também o perdão e a cura divina vêm juntos como bençãos irmanadas,destinadas por DEUS para redimir e nos dar saúde ver Salmos 103.3; Tiago 5.14-16. O cristão deve proseguir com humildade e fé e apropriar-se da plena provisão da expiação de Jesus,inclusive a cura do corpo.Ver Isáias 53.4,5; Mateus 8.16,17; I Pedro 2.24.
    Irmão HERMES no meu ver o devemos fazer quando oramos para a cura divina?
    - Ter certeza de que está em plena comunhão com DEUS e com o próximo; ver Mateus 6.33; I ´Coríntios 11.27-30; Tiago 5.16; João 15.7.
    - Buscar a presença de Jesus Cristo na sua Vida,pois é Jesus quem comunica ao coração do cristão a necessária fé para curar; ver Romanos 12.3; I Coríntios 12.9; Filipenses 2.13;
    Mateus 17.20,nota sobre a fé Verdadeira.
    - Encher sua mente e o coração da Palavra de DEUS; ver João 15.7; Romanos 10.17.
    - Pedir as orações dos presbítero,bem como dos familiares e amigos; ver Tiago 5.14-16.
    - Ficar na expectativa de um milagre,confiar no Poder de Jesus Cristo; ver Mateus 7.8; 19.26.
    - Regozijar-se caso a cura ocorra na hora,e ao mesmo tempo manter-se alegre,se a cura não ocorrer de imediato; ver filipenses 4.4,11-13.
    - Saber que a demora de DEUS em atender as orações não é uma recusa dEle às nossas pedições. Às vezes,DEUS tem em mente um propósito maior,que ao cumprir-se,resulta em sua maior glória,e em bem estar para nos; ver João 9.13; 11.4,14,15,45; 2 Coríntios 12.7-10 Romanos 8.28.
    - Reconhecer que,tratando-se de um cristão dedicado,DEUS nunca o abandonará,nem o esquecerá,suas orações.
    Meu Irmão! A a resposta da cura virá na hora certa de DEUS. Crês e verás a glória de DEUS.
    Irmão HERMES,DEUS nos ama tanto que nos tem gravado na palma das suas mãos; ver Isaías 49.15,16.
    Portanto espera no SENHOR teu DEUS,e Ele satisfará o desejo do teu coração.
    Meu Irmão HERMES,a tua Filha pertence ao SENHOR JESUS,e ele tem cuidado dela,ela pertence ao seu Reino.
    Lembrem-se,sua filha será um vaso de poder,cheia do ESPÍRITO SANTO nas mão do SENHOR JESUS CRISTO,muitos virão e aceitarão a Jesus como seu único suficiente salvador através dela e sua Vida.
    DEUS usa quem ele quer,como Ele quer,na hora que Ele quer.
    A hora de DEUS,não é a nossa hora.
    Irmão HERMES! Medite neste versículo.
    Salmos 40.1,2 que diz: ESPEREI COM PACIÊNCIA NO SENHOR,E ELE SE INCLINOU PARA MIM,E OUVIU O MEU CLAMOR.
    TIROU-ME DE UM LAGO HORRÍVEL,DE UM CHACO DE LODO;PÔS OS MEUS PÉS SOBRE UMA ROCHA,FIRMOU OS MEUS PASSOS. ESTA ROCHA É JESUS CRISTO DE NAZARÉ.
    HERMES LEMBRE DE O QUE DEUS FEZ POR JÓ,NO FIM JÓ ALCANÇOU A VITÓRIA,E SAIU REGOZIJANDO COM O SENHOR DEUS,DIZENDO "EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE"!


    deste Salmo

    ResponderExcluir
  2. Emocionante a história da Rayane!

    Deus é tremendo Hermes!! Enquanto uns querem ser patriarcas e brigam por títulos a Rayane ensina que nada disso vale nada, o que vale é a graça de Deus!

    ResponderExcluir
  3. AMO SEU BLOG,POIS SENTIMOS NELE UM PODER MUITO GRANDE DA PRESENÇA DE DEUS NA LINDA HISTORIA DA RAYANE,SEMPRE LEIO ALGO QUE SE TRATA A ELA,E COM ESSE POST EU CHOREI MUITO POIS O NOSSO DEUS SEMPRE É FIEL,ELE AGE MESMO QUANDO AOS NOSSOS OLHOS PAREÇA QUE NÃO.ELA É PARA MIM UM EXEMPLO QUANDO EU PENSO EM DESISTIR LEMBRO-ME DELA E ME ENVERGONHO...QUE DEUS ABENÇÕE CADA DIA MAIS E MAIS SEU LAR,SEU MINISTÉRIO E A RAYANE,ESSE É O MEU DESEJO DO FUNDO DE MEU CORAÇÃO,POIS ÉS UM HOMEM DE DEUS DE FÉ ,DE INTEGRIDADE E NÃO PRECISO VIVER AO SEU LADO PARA SABER DISSO POIS A RAYANE JÁ DIZ TUDO.....MUITOS BEIJOS NELA POR MIM,FIQUEM NA PAZ,
    SHALON,
    LETICIA MAGALHAES

    ResponderExcluir
  4. Para dizer a verdade...arrepiei.
    Sim...essa foi uma das sensações maravilhosas que tive ao ler esse post.

    Lembrei do livro de Jó que estou lendo por esses dias. Sua história em muito parece com ele.

    Que Deus continue a abençoar sua família e seu ministério!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Lindo e especial testemunho, Deus abençõe muito sua família e seu ministério, em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  6. Barbosa12:54 PM

    IRMÃO HERMES,ME DESCULPE ESCREVER DE NOVO,MAS QUERO DEIXAR UM RECADO.
    FICAI FIRME NAS PROMESSAS DO SENHOR E NA SUA PALAVRA.
    O IRMÃO,É UM ESCOLHIDO POR DEUS PARA O TEMPO DO FIM.
    PORTANTO NÃO PARE DE ANUNCIAR QUE SÓ JESUS CRISTO SALVA,CURA,LIBERTA E LEVA O PECADOR PARA A VIDA ETERNA.
    ELE JESUS DISSE: NO MUNDO TEREIS AFLIÇÕES,MAS EU (JESUS),VENCI O MUNDO AS ENFERMIDADES E O PECADO,E VÓS TAMBÉM VENCEREIS ATRAVÉS DO MEU SANGUE,DO MEU PODER,DO MEU NOME.
    LEMBRO-ME DA PASSAGEM BÍBLLICA NO LIVRO DE JOÃO 9.1,2,3 QUE DIZ O SEGUINTE: E,PASSANDO JESUS,VIU UM HOMEM CEGO DE NASCENÇA. E OS SEUS DISCÍPULOS LHE PERGUNTARAM,DIZENDO: RABI(MESTRE),QUEM PECOU,ESTE OU SEU PAIS,PARA QUE NASCESSE GEGO?
    JESUS RESPONDEU: NEM ELE PECOU NEM SEUS PAIS;MAS FOI ASSIM PARA QUE SE MANIFESTEM NELE A OBRA DE DEUS.
    ESPERE EM DEUS MEU IRMÃO!
    HERMES,ESTOU ORANDO POR VC E SUA FAMÍLIA,E SEI QUE A SUA VITÓRIA É CERTA. JESUS CRISTO É O SEU SENHOR LEMBRE-SE,ELE NUNCA TE DESAMPARÁ,ELE É O SENHOR!
    DEUS TE ABENÇÕE MEU IRMÃO.
    BARBOSA.

    ResponderExcluir
  7. Que maravilha ver a Graça através de vc e sua família justamente hoje, pra mim foi benção.
    Obrigada por ter escrito este texto!

    ResponderExcluir
  8. emocionante, e linda historia
    que bom que ela tem tambem pais "especiais"

    ResponderExcluir
  9. Testemunho muito bacana. O mais interessante de tudo que foi exposto aqui, é perceber que Deus nos faz enxergar o quanto alguem é especial não por conta de alguma deficiencia ou limitação que possa possuir mas por aquilo que ela representa como pessoa. A graça de Cristo se manifesta simples assim...

    Deus abençoe sua família.

    ResponderExcluir
  10. Querido Hermes,

    Parabens pela filha !!....Rayane é mais do que especial, é abençoada por Deus !

    beijoooo a todos !

    ResponderExcluir
  11. Pastor Hermes,

    Louvo a Deus por sua vida e testemunho! Quero me declarar como um dos incapazes a serem capacitados pelo SENHOR, e igualmente declaro minha determinação em firmar o ministério que Deus tem colocado em minhas mãos no mesmo tripé: GRAÇA, REINO e AMOR.

    Graça e PAZ.

    Dálton Curvello

    ResponderExcluir
  12. querido irmão,
    muito me emocionam suas palavras do encontro com a graça atraves dessa bela historia de amor com sua filha querida.
    tambem tenho um filhinho especial, estar complentado agora 2 anos, e a cada dia que passa aprendo mais com ele.
    o que sempre me renova em ve o pequeno Yan Filipe, é sua alegria, o sorriso sempre estampado em seu rosto, principalmente em dias que estou preocupado ou triste com alguma coisa.
    nesses quase dois anos de vida nosso filhote já passou por muita coisa, desde de cirurgia nos olhos a tratamentos de fisioterapias entre outros, e sempre estar sorrindo, e isso tambem se chama GRAÇA

    http://constrangidospeloamor.blogspot.com/2010/04/um-milagre-chamado-yan-filipe.html

    a historia de yan

    ResponderExcluir
  13. Querido Hermes, sei exatamente o que sentiu, se puder leia meu testemunho em http://sustodeamor.blogspot.com/2009/04/um-dos-muitos-milagres-em-minha-vida.html - Glória a Ele e à Sua Graça infinita.

    ResponderExcluir
  14. A Paz Pr. Hermes Fernandes.

    Que lindo, emocionante e impactante testemunho, que o Senhor o conduzo sempre, juntamente com sua filha, que por sinal é linda, um sorriso que derrete o coração da gente, neste Ministério de Graça, Amor e Paz.
    Mais só uma crítica(desculpa o termo)mais quando disse que foi "nascido e criado na Igreja", eu creio que foi a partir desse dia Glorioso que o Pastor nasceu de verdade, pois até ai penso que era apenas "criado" na Igreja.
    Parabéns, por sua vida, seu testemunho e sua coragem de expor sua vida, pois poucos tem essa coragem, que por sinal é louvavel, e que exemplo lindo de Família, o projeto de Deus.

    Deus o abençoe, sempre!



    Tânia Regina

    ResponderExcluir