terça-feira, fevereiro 01, 2011

6

Só uma PRAGA dos céus pra dar jeito neste País




Por Hermes C. Fernandes


Acabo de ouvir pelo rádio e pela TV um aviso meteorológico sobre a possibilidade de termos tornados hoje. Lá fora está ventando muito. Graças a Deus, meus filhos estão seguros na escola, que oferece uma infraestrutura ideal para suportar tanto tornados quanto furacões. Mas será que estão mesmo seguros? Hoje, enquanto os levava para a escola, meu filho e eu tivemos uma pequena discussão sobre a situação moral de boa parte dos alunos do High School. Segundo ele, o que no Brasil acontece de maneira discreta e marginal, aqui é aberta e sem qualquer escrúpulo. O uso de drogas é quase uma regra entre os jovens e adolescentes. Confesso minha frustração. Antes de matriculá-los, pesquisamos para saber qual seria a escola de melhor nível entre as escolas públicas da região. Todos nossos amigos foram unânimes em apontar o Lake Mary High. Além dos entorpecentes, boa parte dos alunos tem vida sexual ativa. O posicionamento dos meus filhos em guardar-se para o casamento tem lhes rendido escárnio por parte dos colegas. O que no Brasil causava admiração dos colegas e professores, aqui causa zombaria. Meu filho questiona: - Mas pai... você não disse que esta é uma nação cristã? Nunca vi tanta droga e imoralidade! Tentei explicar-lhe que no Brasil as coisas não são melhores. Que eu mesmo testemunhei muitas vezes meus colegas se drogarem, mesmo tendo frequentado uma escola batista, mas assim como Daniel e seus amigos que foram exilados na Babilônia, determinei em meu coração que não me contaminaria. Tentei persuadi-lo de que sua avaliação era precipitada, pois estudou apenas no ensino fundamental e metade do ensino médio no Brasil, enquanto muito daquilo que não presta só vem à tona a partir da segunda parte do ensino médio (antigo segundo grau).

Talvez por isso, algumas famílias que conhecemos optaram por educar seus filhos em casa, num sistema conhecido aqui como Home Schooling. Se eu pudesse, colocaria meus filhos numa redoma. Mas definitivamente, não posso! Não posso privá-los de vida social só porque o mundo lá fora está como está. Eles precisam crescer. Seja aqui ou no Brasil.

Fico a me perguntar: Como um país considerado a maior nação protestante do mundo chegou a este ponto? O Brasil, pelo menos, não tem o histórico espiritual deste país. A Educação que antes o colocava em primeiro lugar no ranking mundial, agora lhe garante um 18º. Os jovens que tenho encontrado aqui são bem menos conscientes do que os jovens brasileiros. A maioria sequer acredita no aquecimento global. Apesar de seu comportamento rebelde, são tão conservadores quanto as gerações anteriores em seu posicionamento político. São a favor da tortura de prisioneiros de guerra, a favor do porte arma, muitos são racistas, contra a reforma proposta pelo governo Obama de tornar a saúde pública e acessível às camadas mais pobres. Onde foram parar aqueles jovens que faziam manifestações públicas contra a guerra do Vietnã?

O que me assusta mais é que esta região em que moramos faz parte do chamado Bible Belt (Cinturão Bíblico), que concentra o maior número de cristãos evangélicos do País. Aqui está o QG da direita cristã fundamentalista. Lembro-me de uma ocasião em que preguei numa igreja americana nesta região; ao término do culto, fui procurado por um diácono que me pediu oração para que conseguisse abandonar o vício da maconha.

É claro que não dá pra julgar todos por alguns. Mas é possível fazer um perfil dos jovens americanos a partir de um apanhado feito numa High School.

Sabe de quê esse País está precisando? De uma praga! Não uma praga de gafanhotos ou de piolhos, como as que Deus enviou sobre o Egito, mas uma praga de vagalumes. Se cada cristão consciente sair do armário e deixar resplandecer a luz de Cristo através de sua vida, as trevas serão finalmente dissipadas. É na escuridão que o vagalume acende. Desde cedo tenho ensinado meus filhos a se posicionarem, sem se envergonharem. Eles são meus enviados especiais ao Mundo para ajudar a transformá-lo. Assim como Deus enviou Seu único Filho para ser Luz deste Mundo, devemos também preparar e enviar nossos filhos com esta missão.

Que esta mesma "praga" de vagalumes seja igualmente enviada sobre o Brasil e sobre todas nações da Terra.

Publicado a primeira vez em Março 11, 2010

6 comentários:

  1. Caríssimo, saudações fraternas em Cristo!
    Muito me impressionou o seu texto sobre a lacuna que o cristianismo deixa em terras americanas! Oremos pelos E.U.A e também por nosso Brasil! Deus é bom; quem sabe derramará bênçãos sobre bênçãos em nossa pátria!

    ResponderExcluir
  2. A paz bispo Hermes. Quero lhe agradecer pelo conteúdo do seu blog, bem como seu trabalho ligado ao Genizah. Precisamos compartilhar a verdade, denunciar as mentiras, e perseverar com os santos em prol de uma igreja verdadeira, limpa e santa.

    Estou o seguindo no seu blog, caso queira visitar o meu e me acompanhar, será um grande prazer.

    www.palavradenovavida.blogspot.com

    Um grande abraço fraterno em Cristo Jesus,

    Pr. Flavio Muniz

    ResponderExcluir
  3. Notícia chocante.
    A maioria dos brasileiros nem imagina que isso tem ocorrido nos EUA.

    " É na escuridão que o vagalume acende. "

    Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  4. Oh, Deus, que eu seja um desses vaga-lumes!

    ResponderExcluir
  5. Só mesmo um pai amoroso para sentir a exata medida da angústia sobre o mundo que tem cercado nossos filhos.

    Que venham os vagalumes, em nome de Jesus!

    ResponderExcluir
  6. Missionário Barbosa2:22 PM

    IRMÃO HERMES, GRAÇA E PAZ DE JESUS CRISTO.
    No livro de João 8.12 diz: Falou-lhe, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.
    Jesus Cristo é a luz Verdadeira; ler João 1.9. Jesus remove as trevas e o engano, iluminando o caminho certo para DEUS e a Salvação.
    Todos que seguem a Jesus Cristo são libertos das trevas do pecado, do mundo e de Satanás. Os que ainda adam nas trevas não o seguem; ler
    I João 1.6,7. "Quem me segue" é um gerúndio contendo a idéia de seguir continuamente. Jesus, na realidade, disse "segui-me continuamente".
    " O QUE O MUNDO, E OS HOMENS EM GERAL PRECISAM"
    Está no livro de João 8.32a que diz: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. "ESTA VERDADE É JESUS CRISTO, E NÃO HÁ OUTRO."
    No contexto da existência e conhecimento humanos, muitas coisas são verdadeiras. Há, no entanto, uma só Verdade que libertará as pessoas do pecado, da destruição e do domínio de Satanás- "A VERDADE DE JESUS CRISTO, QUE SE ACHA NA PALAVRA DE DEUS."
    A Verdade salvifíca é revelada da parte de DEUS somente "PELO SEU ESPÍRITO"; ler i Coríntios 2.10; não procede de nenhuma pessoa, nem da sabedoria humana; ler I Coríntios 2.12,13.
    IRMÃO HERMES, NÓS CRISTÃOS TEMOS QUE FAZER DIFERENÇA NETA TERRA.
    No livro de Mateus 5.13 diz: Vós sois o sal da terra; e, se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta, senão para lançar fora e ser pisado pelos homens.
    Nos os critãos somos "O sal da terra". Dois dos valores do sal são: O sabor e o poder de preservar da corrupção. O cristão e a igreja, portanto, devem ser exemplos para o mundo e, ao mesmo tempo, militarem contra o mal e a corrupção na sociedade.
    As igreja mornas apagam o poder do Espírito Santo e deixam de resistir ao espírito predominante no mundo. Elas serão lançadas fora por DEUS; ler Apocalipse 3.16.
    Tais igrejas serão destruidas, "pisoteadas pelos homens"; e os cristãos mornos serão destruidos pelos maus costumes e pelos baixos valores da sociedade ímpia; ler Mateus 5.13;
    Deuteronômio 28.13,43,48; Juízes 2.20,22.
    Jesus Cristo de Nazaré ensinava enfaticamente que cumprir a vontade do seu Pai celeste(DEUS O TODO_PODEROSO) é uma condição permanente para a entrada no reino dos céus; ler Mateus 7.21.

    ResponderExcluir