sábado, outubro 24, 2009

10

Descobri a Graça através de minha filha especial

Hoje, dia 24 de Outubro, nossa filha Rayane completa seus 19 aninhos. Quem diria que eu seria pai de uma moça (eterna menina) de 19 anos?

Ela foi o instrumento de Deus através do qual, há catorze anos, eu pude conhecer a Sua surpreendente graça.

Aos vinte e cinco anos, meu ministério sofreu uma reviravolta. Deus presenteara a mim e a minha esposa Tânia com uma filha especial. Aos cinco anos, Rayane jamais andara ou falara. Depois de recorrer a vários especialistas, ouvimos de uma médica boliviana na ABBR do Jardim Botânico que nossa filha jamais andaria. Isso embaralhou minha cabeça. Como eu poderia continuar pregando o Evangelho, se minha própria filha era impossibilitada de andar? Como as pessoas dariam crédito à minha pregação?

Numa manhã de sábado acordei com um forte desejo de orar. Pedi à minha esposa que não queria ser interrompido. Tranquei-me no quarto comecei a me desabafar com Deus.

Minhas palavras foram mais ou menos assim: - Senhor, não é justo que minha filha continue assim. Lembra de tudo o que tenho feito pela Tua obra. Lembra que tenho gasto toda minha juventude pra Ti. Lembra dos meus sacrifícios. Meu pai tem dedicado trinta anos de sua vida em Tua obra. Até quando, Senhor, minha filha será a vergonha do meu ministério? Era como se eu estivesse cobrando de Deus a sua cura, respaldado em meus méritos pessoais.

De repente, senti que algo estava acontecendo. Calei-me, e aguardei. Uma voz doce e suave dirigiu-se ao meu coração: - Desde quando suas boas obras lhe dão o direito de me cobrar alguma coisa? Eu não lhe devo nada. E o que eu faço na vida do homem, não é por seus méritos, mas pela minha Graça.

O conceito de graça desafiava meu entendimento e contrariava boa parte daquilo que havia aprendido acerca das coisas de Deus. Mesmo relutante, abri minha Bíblia, e comecei a ler a carta de Paulo aos Romanos. A sensação que eu tinha era de que vendas haviam sido retiradas dos meus olhos. Estava tudo ali. E eu, nascido e criado na igreja, pastor há oito anos, ainda não havia percebido. Foi, de fato, uma revelação. Escamas caíram dos meus olhos. Uma indizível alegria tomou de assalto o meu coração.

Eu e Tânia resolvemos marcar um culto de ação de graças pela vida de Rayane. Pela primeira vez, expus publicamente o problema de nossa filha. Até aquele dia, eu sempre orientava minha esposa a manter nossa filha fora dos olhares curiosos dos irmãos da igreja. Elas costumavam se sentar no último banco, e antes que o culto terminasse, Tânia a levava para meu gabinete.

Dias depois, num culto de Domingo a noite, no momento do ofertório, minha esposa tirou da bolsa uma oferta. De repente, Rayane tomou o dinheiro de sua mão, levantou-se, e foi caminhando até a frente do púlpito. Todos ficaram pasmados, inclusive eu. Alguns, emocionados, começaram a chorar. E eu, com a voz embargada, não sabia como reagir àquilo que Deus fazia diante dos meus olhos. Minha filha, finalmente, caminhava pela primeira vez, sem jamais sequer ter engatinhado!


O que aprendi com Rayane

Aprendi a vencer pelo silêncio, a não me preocupar em provar nada pra ninguém.

Rayane me mostrou que é da fraqueza que Deus tira a fortaleza. Que a vergonha de hoje, é a glória de amanhã. Sem qualquer palavra, Rayane nos tem transmitido o mais belo sermão de amor e graça.

Obrigado, filha. Obrigado, Senhor, por nos ter confiado uma vida tão preciosa.

Quando o mundo me decepcionar, olharei para seus olhos puros e meigos, e recobrarei meu ânimo e esperança de um mundo melhor.

Te amo tanto, Ray! Feliz Aniversário!

10 comentários:

  1. Meu irmão... Não pude deixar de me emocionar... Assim são as coisas de Deus! Confesso que chorei...

    Que Deus continue te abençoando pelo Seu gracioso amor!

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor Pastor Hermes, sempre tenho visitado o seu espaço, mas hoje, o senhor realmente arrancou lágrimas dos meus olhos.
    Enquanto lia o seu post, palavras vieram ao meu coração: tantos tem filhos perfeitos, que andam, falam, cantam, são saudaveis e inteligentes e seus pais não dão o minimo valor, pelo contrario, até mesmo cobram demais deles.
    Neste momento me coloquei no lugar da minha filha, as cobranças, dentre outras coisas .... não é por minha parte mas por parte do padastro dela, complicado.
    Mas como o senhor mesmo disse, não é pelo nosso esforço e sim pela graça do Senhor.
    Que nos dá a vitória a cada dia.
    Graça e Paz!!!
    http://thepromissesofgod.blogspot.com/
    http://bloggerdatiadebora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Linda mensagem meu querido, muito linda mesmo. Emocionante e edificante, e que nos mostra o quanto o nosso Deus é grande. Parabéns pela grande benção que Deus te deu que é sua filha, e que O SENHOR continue te abençoando HOMEM DE DEUS.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Filhos são muito mais do que bençãos em nossas vidas... filhos são uma "Escola da Graça" para nós... eu tb , há 13 anos atrás tive que fazer a "digestão" de um diagnóstico de óbito de meu filho (na época com 2 aninhos).
    Graças a Deus, hoje ele está com 15, e seu atestado de óbito só serve para atestar o Poder e a Presença da Graça de Deus em nossas vidas.


    Super abraço !


    apareça !

    ResponderExcluir
  5. Que história comovente! Estou sinceramente emocionada.

    Verdadeiro testemunho de fé.

    Que Deus continue abençoando a sua vida, a vida de Rayane, de sua esposa e todos os demais familiares.

    ResponderExcluir
  6. COMO ME EMOCIONEI,E FUI EDIFICADA COM SEU LINDO TESTEMUNHO,APRENDI UMA NOVA LIÇÃO,E ESTAVA PRECISANDO RECEBER ALGO DA PARTE DO SENHOR,QUANDO DISSE QUE APRENDEU COM O SILÊNCIO ,A NÃO SE PREOCUPAR EM PROVAR NADA PRA NINGUÉM!!
    PRECISAVA OUVIR ISSO...
    QUANTO À SUA PRINCESA,MENINA DOS SEUS OLHOS,DESEJO QUE CONTINUE SENDO VASO PARA EDIFICAÇÃO DO SEU MINISTÁRIO,APRENDERÁS MAIS E MAIS COM ELA,DEUS É SÁBIO EM TUDO O QUE FAZ!QUE DEUS ABENÇÕE VC E SUA LINDA FAMILIA!!!

    ResponderExcluir
  7. Graça e paz Hermes.
    Deus dá crianças especiais para pais especiais.
    Fiue na Paz!
    Pr Silas

    ResponderExcluir
  8. Romanos 8-28
    E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.


    QUE LINDO!!!!

    NEM TENHO PALAVRAS......
    DEUS É MARAVILHOSO, E SUA MISERICÓRDIA É INFINITA!!!!!


    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Que o Senhor abençoe sua filha, sua família e seu ministério cada dia mais e mais.

    Continue confiando no Senhor e muito mais milagres ocorrerão, pela simples e maravilhosa graça do Senhor.

    ResponderExcluir
  10. Muito bonito e edificante o seu testemunho prezado Pastor. Grande exemplo de superação, seu e da sua linda Rayane a partir da experiência com DEUS. Pincei e postei no meu blog, num marcador que tenho com o nome de "testemunhos que edificam".
    DEUS abençoe você, sua família e seu ministério.

    Pr. Sebastião Cezar

    ResponderExcluir